Produtores satisfeitos com comemorações do Dia Nacional da Agricultura | Agricultor 2000


Várias entidades públicas, privadas e cooperativas marcaram presença nas celebrações do Dia Nacional da Agricultura e destacaram a importância de se mostrar aos mais novos de onde vêm os alimentos que lhes chegam à mesa diariamente. Entre frutas mais conhecidas, hortícolas que geram confusão pelo tamanho e cor, os produtores presentes tiraram dúvidas e deram explicações para as mais de três mil crianças que compareceram no mercado agrícola de Santana.

Com o lema "cuidar e cultivar para todos alimentar", o Dia Nacional da Agricultura também foi assinalado em São Miguel no mercado agrícola de Santana onde marcaram presença várias entidades públicas, privadas e cooperativas para mostrar as suas melhores produções.

Os animais foram a parte preferida das mais de três mil crianças que visitaram o recinto. Enquanto não chegava a sua vez de ordenhar uma vaca, que era o momento alto da iniciativa, muitos passavam pelos póneis que ali estavam à disposição para um carinho. Henrique Lourenço, da Associação Agrícola de São Miguel, que estava junto aos póneis a regrar a passagem dos mais novos, explicou que o entusiasmo era grande e "muitos perguntam se podem levar o pónei para casa". A adoração das crianças pelos animais provocou grande entusiasmo junto dos equídeos e dos bovinos, e Henrique Lourenço elogiou a iniciativa da Associação Agrícola de São Miguel, em parceria com o Governo Regional e demais entidades públicas e privadas, "para os mais pequenos perceberem como se produzem os alimentos".

Também Madalena Mota, do Chá da Gorreana, elogiou a iniciativa ao mesmo tempo que ia embalando pequenas quantidades de chá preto broken leaf para que os pequenos pudessem levar para casa. Madalena Mota disse que "a iniciativa é muito boa e educativa para as crianças porque é importante eles saberem o que a terra deles faz e para verem como é rica e o solo é fértil". A responsável por uma das duas únicas fábricas de chá de São Miguel destacou que as crianças "conhecem a marca que já tem 134 anos e é uma casa que é nossa de todos nós" e acrescentou que as crianças "reconhecem que é chá que está aqui mas perguntam se é chá verde, e eu digo que é o chá preto broken leaf que é fraquinho e que podem fazer chá gelado em casa". Mas "sem açúcar" que pode ser substituído por "ervas aromáticas ou fruta para se habituarem a uma vida saudável", referiu Madalena Mota.

Para explicar mais sobre as ervas aromáticas estava Luís Estrela, da Frutaria Luís Estrela, que disse que os mais curiosos "gostam de tocar, nomeadamente nas ervas aromáticas porque as pessoas estão mais sensíveis aos estímulos e aos aromas". Depois de tocar sempre vem alguma dúvida "e perguntam o que é isto ou aquilo, mas gostam muito de tocar e é deixá-los mexer. Já não tenho morangos expostos por isso está a correr bem", diz com algum humor.

Mesmo sem mais morangos para dar a provar, havia toda uma panóplia de frutas e legumes que a maioria das crianças conseguia reconhecer mas lá de vez em quando algum professor tinha de mostrar um pepino e uma courgete para que os conseguissem distinguir.

Luís Estrela destaca que "é uma satisfação enorme ver estas crianças a quererem mexer, a participar, a viver a agricultura, porque a agricultura para muitas destas crianças é o seu dia-a-dia porque ainda há um grande enraizamento da agricultura nas nossas famílias", embora reconheça que para algumas crianças mexer na terra "é uma grande novidade".

Gualtar Dias da Lider Frutos enalteceu “o evento, já que permitiu aproximar as crianças ao mundo rural, abrindo assim, o horizonte a novas iniciativas”.

Joao Monteiro da  Easy Fruits & Salads, Lda. referiu que “o evento organizado pela AASM para a comemoração do Dia Nacional da Agricultura veio a tornar-se num bonito dia para a agricultura Açoriana, em que miúdos e graúdos tiveram a oportunidade de contactar directamente com diferentes actividades do sector agrícola e perceber o ciclo produtivo dos alimentos que todos os dias vêm à sua mesa.

Se por um lado foi possível transmitir aos mais novos a realidade do quotidiano da actividade agrícola e a importância de consumirem cada vez mais produtos regionais, por outro lado este evento foi também um marco importante onde ficou bem patente a capacidade de mobilização de um sector que, para além de assumir uma grande preponderância na economia da região, quer pela sua capacidade de produzir alimentos, quer pela componente social que a ele está associado, não se alheia da sociedade onde está inserido, demonstrando uma enorme capacidade de inovação, de criação de produtos com uma qualidade bem acima da média e da resiliência para superar as diversas dificuldades que vem sentindo ao longo dos tempos.

Estou certo que este foi o primeiro de muitos eventos que ainda estão para vir. Um grande bem haja à AASM pela fantástica ideia e pela organização de todo o evento!”

A possibilidade de contacto com a terra e com a natureza é vista por Luís Estrela como "uma excelente iniciativa que demonstra toda a capacidade de mobilização da Associação Agrícola de São Miguel, mostra que há interesse da população escolar em vir visitar e é uma forma de promover e mostrar às crianças a origem dos seus alimentos e mostrar que há muita coisa que se faz nos Açores, bem e com qualidade".

Mostrar aos mais pequenos a várias espécies de madeira de produção nos Açores foi um dos objetivos dos serviços florestais que também marcaram presença nestas comemorações do Dia Nacional da Agricultura. Carina Nóbrega, dos serviços florestais, explicou que ali se falava de plantas endémicas dos Açores e quais as diferenças entre plantas endémicas, nativas, exóticas e invasoras. Foi montada uma pequena floresta de criptomérias "para explicar qual é a principal espécie de produção aqui da região. O que se faz com a madeira de criptoméria, a importância de termos uma floresta de produção e que produtos a floresta nos dá".

Ao lado, um guarda florestal ajudava os mais pequenos num simulador de abate, onde eram explicadas as regras de segurança e onde as crianças podiam fazer o papel de um motoserrista, cortando ramos e aprendendo a determinar a idade de uma árvore, ao mesmo tempo que são alertados para as profissões da floresta.

Para que interiorizassem estes conceitos, no final da visita os mais pequenos podiam construir o seu próprio porta-chaves de madeira com pequenas placas de criptoméria.

Também o Laboratório Regional de Sanidade Vegetal captou a atenção dos mais novos com várias armadilhas e até um microscópio onde puderam analisar várias pragas. A técnica Aida Medeiros explicou que a presença no Dia Nacional da Agricultura pretendeu mostrar "como os serviços oficiais ajudam os agricultores no controle às pragas". Para isso, trouxeram várias armadilhas diferentes, entre elas garrafas mosqueiras, para captura de moscas que prejudicam as fruteiras. Dentro de frascos também havia escaravelhos e alguns exemplares de insetos "para eles observarem as pragas que capturamos nas plantações". Os miúdos mostraram curiosidade em ver e ao mesmo tempo os técnicos alertavam para a necessidade "de monitorizar as pragas para evitar estragos na agricultura". Além do microscópio, os grandes exemplares de escaravelhos de amostra, captaram a atenção dos mais novos que "têm curiosidade e perguntam se as pragas estão vivas".

No final os participantes foram unânimes em afirmar a importância desta iniciativa que decorreu sob o lema "cuidar e cultivar para todos alimentar", e que alertou os mais novos para a importância da agricultura.

 

Agradecimentos

 

- Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

- Direção Regional dos Recursos Florestais

- Direção de Serviços de Proteção Integrada

- A MUSAMI - Operações Municipais do Ambiente EIM, S.A.

- A Unileite - União das Cooperativas Agrícolas de Laticínios da Ilha de São Miguel, UCRL

- Fromageries Bel Portugal, S.A.

- Insulac - Produtos Lácteos Açoreanos, S.A.

- Yoçor - Garcez & Santos, Lda.

- Easyfruits

- Luís Estrela

- Andrade, Alves e Filhos

- PROFRUTOS - Cooperativa de Produtores de Frutas, Produtos Hortícolas e Florícolas de São Miguel

- Sinaga -Sociedade Indústrias Agrícolas Açoreanas, S.A.

- Lider Frutas, Lda

- Fábrica de Chá Gorreana

- Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande

- Jardins e Emoções

- Associação de Avicultores de São Miguel

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“Sem os agricultores não havia a festa como a conhecemos”

Explicar a importância da agricultura ao mesmo tempo que se ajuda a valorizar o que é nosso

Jorge Rita eleito Vice-Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal

XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia decorre integrado na Feira Açores 2017

Incentivar o consumo de produtos regionais é o próximo desafio quando já se produz com qualidade

Mais de três mil crianças aprendem a importância da agricultura

Produtores satisfeitos com comemorações do Dia Nacional da Agricultura

A crise reforçou solidariedade dos agricultores ao Senhor Santo Cristo dos Milagres

Agricultores apoiam festas religiosas e crises no Mundo

Em 2017 atingiu-se um record de participantes no Curso de Preparadores

Federação Agrícola dos Açores pede reforço do Posei

O preço de leite nos Açores é o mais baixo da Europa