Em 2017 atingiu-se um record de participantes no Curso de Preparadores | Agricultor 2000


A Associação Agrícola de São Miguel organizou o 11º Curso de Preparadores de Animais para concursos pecuários entre 3 e 6 de abril de 2017, no Parque de Leilões, em Santana. Não obstante de ser uma formação que já decorre consecutivamente nos últimos 11 anos, em 2017 atingiu-se um novo record de participantes. O interesse em começar a participar em concursos, noutros a vontade de aperfeiçoar ainda mais a preparação dos seus animais, este ano frequentaram cerca de 49 formandos, distribuídos por juvenis e adultos.

Pela segunda vez, o formador Eng.º Pedro Campos, foi o responsável pela 11ª edição desta formação especifica na preparação de animais Holstein. Com uma reconhecida experiencia na preparação e tosquia de animais, Pedro Campos já preparou animais em praticamente todos os concursos da raça Holstein em Portugal.

O principal objetivo desta ação de formação, com grande conteúdo prático, é a preparação de um animal para um concurso pecuário. Cada formando, traz uma vitela ou novilha da sua exploração, e no final da formação o animal terá que estar totalmente tosquiado e preparado para entrar em pista. Todos os participantes adquiriram conhecimentos no processo da lavagem, preparação das camas, alimentação, tosquia e desfile em pista.

No decurso desta formação, e com a finalidade de participarem no XI Concurso Juvenil Micaelense da Raça Holstein Frísia 2017, participaram cerca de 18 jovens manejadores com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos. O principal objetivo destes formandos foi aprender a manejar a sua vitela e como proceder de forma correta quando entram numa pista. 

No ultimo dia do curso, são avaliados conhecimentos adquiridos pelos formandos, simulando-se um concurso pecuário. Dividiu-se os formandos em duas secções: a primeira secção com os formandos mais novos e a segunda secção com os formandos mais velhos. No final, juntou-se os três melhores apresentadores de cada secção para formar a terceira secção.

Bruno Almeida

Eng.º Zootécnico

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“Sem os agricultores não havia a festa como a conhecemos”

Explicar a importância da agricultura ao mesmo tempo que se ajuda a valorizar o que é nosso

Jorge Rita eleito Vice-Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal

XVI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia decorre integrado na Feira Açores 2017

Incentivar o consumo de produtos regionais é o próximo desafio quando já se produz com qualidade

Mais de três mil crianças aprendem a importância da agricultura

Produtores satisfeitos com comemorações do Dia Nacional da Agricultura

A crise reforçou solidariedade dos agricultores ao Senhor Santo Cristo dos Milagres

Agricultores apoiam festas religiosas e crises no Mundo

Em 2017 atingiu-se um record de participantes no Curso de Preparadores

Federação Agrícola dos Açores pede reforço do Posei

O preço de leite nos Açores é o mais baixo da Europa