“Esta feira é sem dúvida uma excelente montra do trabalho feito ao nível da produção de leite” | Agricultor 2000


Na cerimónia de inauguração da Feira Agrícola Açores 2017, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que o governo regional vai antecipar as verbas de ajudas comunitárias no âmbito do POSEI e PRORURAL+ no montante de cerca de 40 milhões de euros.

O executivo também irá solicitar à Comissão Europeia a majoração do adiantamento do POSEI nas medidas de apoio ao PRORURAL+, o que permitirá os montantes globais destes adiantamentos para mais 9 milhões de euros. Medidas que João Ponte considera importantes para permitir introduzir liquidez nas explorações agrícolas açorianas

Na inauguração da Feira Agrícola Açores 2017, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, deixou clara a necessidade de "aumentar a competitividade deste setor e de forma justa, o rendimento de todas as partes envolvidas, desde a produção até à distribuição". Aproveitando o fim-de-semana em que estiveram representados "os melhores exemplares de bovinos de leite e de carne da região", João Ponte destacou que a Feira Agrícola Açores 2017 "é sem dúvida uma excelente montra do trabalho feito ao nível da produção de leite". Um setor que "mais evoluiu e agora está mais bem preparado para vencer os desafios com que está confrontado", disse ao referir o aumento da produtividade média por exploração nos últimos quatro anos, "muito por força das organizações de produtores apesar dos momentos por que os produtores açorianos passaram particularmente nos anos 2015 e 2016".

Apesar das dificuldades continuou a verificar-se "um contínuo investimento das explorações agrícolas, que ascendeu a 120 milhões de euros co-financiados pelo Prorural e Prorural+, com o esforço da produção que significa mais um bom exemplo de aproveitamento de instrumentos públicos que a produção tem ao seu dispor e que tem de estar sempre focado na melhoria constante na qualidade do leite produzido nos Açores".

Além da produção, também a indústria se modernizou com os cerca de 140 milhões de euros de investimentos co-financiados pelo Prorural, e Prorural+. Mas o problema que afecta o setor leiteiro na região "é de escoamento e de comercialização. Nos Açores temos produtos lácteos de excelência e importa agora intensificar a sua promoção e valorização nos diversos mercados" e anunciou a criação de um plano estratégico de promoção para a agro-indústria para reforçar a presença dos produtos açorianos nos mercados onde já estão presentes, criando também mecanismos para fomentar a exportação para os mercados internacionais.

João Ponte lembrou a este nível, a candidatura apresentada pela Associação Agrícola de São Miguel através do Centro Açoriano de Leite e Lacticínios para promover internacionalmente os produtos lácteos açorianos fazendo uma forte aposta em mercados como o Canadá e a China. "Estes são bons exemplos que provam que é mais fácil e útil para aqueles representantes, quando as entidades públicas e privadas optam pelo caminho do diálogo, da parceria e cooperação", disse.

Em relação à fileira da carne, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas demonstrou tratar-se cada vez mais relevante para o setor agrícola na região já que registou crescimentos de 20%. A este nível, João Ponte anunciou investimentos no matadouro de São Miguel, à semelhança dos investimentos que estão em curso na Terceira, Faial e Graciosa, nomeadamente ao nível da duplicação da capacidade de frio.

Sobre a diversificação agrícola, João Ponte revelou que a horticultura, fruticultura, e floricultura "têm progredido de forma assinalável" na região, já que em oito anos o número de produtores quadruplicou e a área cultivada nos últimos seis anos, cresceu 100 hectares por ano. Para o governante "são indicadores encorajadores em relação ao futuro da diversificação nos Açores, contudo sabemos que ainda temos um longo percurso. Ainda temos margem para crescer e podemos reduzir ainda mais as importações de hortícolas".

Também "excelente" é a produção em modo biológico que é, "de forma indiscutível", uma oportunidade que tem vindo a despertar o interesse dos cidadãos e é "reconhecidamente um meio de gerar benefícios do ponto de vista da segurança alimentar".

Na cerimónia, João Ponte anunciou ainda que à semelhança do que já aconteceu em 2015 e 2016, o Governo Regional vai antecipar as verbas de ajudas comunitárias no âmbito do POSEI e PRORURAL no montante de cerca de 40 milhões de euros.. "É uma medida de grande importância porque vai permitir introduzir liquidez nas explorações agrícolas açorianas", afirmou João Ponte na cerimónia de inauguração onde substituiu o Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas fez referência à constituição recente de uma estrutura para a fileira da carne, que envolverá todos os parceiros do setor e que terá como missão "promover a carne açoriana, encontrar mecanismos de valorização desta fileira, promover estudos científicos, analisar mercados nacionais e internacionais "com vista ao desenvolvimento de uma fileira economicamente importante e em crescimento na região".

Também está em curso entre o governo regional e a Federação Agrícola dos Açores um processo negocial "com o objetivo de recorrer a verbas do Plano sem comprometer investimentos com recurso a fundos comunitários, minimizando os efeitos dos elevados rateios do prémio ao abate. Muito em breve poderemos anunciar formalmente o montante atribuído aos agricultores no âmbito desta ajuda. Também com a Federação Agrícola vamos proceder à validação da proposta de regulamento do POSEI para 2018, por forma a encontrar melhor distribuição de verbas pelas diferentes ajudas do POSEI que corresponda às prioridades do setor agrícola", referiu João Ponte.

Manifestando que "o governo regional está e estará sempre ao lado dos agricultores, sobretudo nesta altura particularmente desafiante para a agro-pecuária e em particular para o setor leiteiro", João Ponte registou a evolução e desenvolvimento do setor cujo percurso "deve-nos orgulhar a todos e transmite-nos a confiança e convicção que a agricultura continuará a ter um futuro auspicioso na nossa região".

João Ponte disse ainda que ao governo regional "isso não nos basta, continuaremos atentos e atuantes aos muitos desafios que a agricultura açoriana está confrontada, sempre com foco na melhoria dos rendimentos dos agricultores e mais emprego e mais riqueza na região", concluiu.

No final da cerimónia de inauguração o Secretário Regional da Agricultura e Florestas visitou todos os espaços de exposição em Santana, daquele certame que "mostra a pujança e vitalidade do setor produtivo" na região.