Associação Agrícola promove produtos regionais em Santarém | Agricultor 2000


Feira Nacional da Agricultura, que decorreu em Santarém, recebeu cerca de 200 mil pessoas ao longo de uma semana e representou uma montra para a promoção dos produtos regionais no continente.

A Associação Agrícola de São Miguel promoveu os produtos regionais na Feira Nacional da Agricultura que se realizou no início de junho.

Um evento que recebeu cerca de 200 mil visitantes ao longo de uma semana e onde se promoveu a venda direta de milhares de produtos, serviços e equipamentos aos consumidores e empresas agrícolas.

A feira de Santarém é a maior montra nacional do desenvolvimento da agricultura e representa uma oportunidade para divulgar a produção regional.

Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel, indicou que "no passado o Governo Regional chegou a apoiar este evento, mas quando a Região desistiu de participar neste evento, decidimos manter um stand para promover todos os produtos dos Açores. Estamos aqui a promover todos os produtos ligados à agricultura".

O stand da Associação Agrícola de São Miguel garante "notoriedade aos produtos regionais", mas também uma representatividade da agricultura nos Açores.

"O Presidente da República, o comissário da agricultura e do desenvolvimento rural, o comissário da investigação, ciência e inovação, primeiro-ministro e ministros passam todos no nosso stand. Fazem um brinde ao leite e garantem uma notoriedade nacional para a agricultura nos Açores. Não há melhor publicidade e marketing do que este para promover os nossos produtos", sublinhou.

O presidente da Associação Agrícola apenas lamenta que os representantes das indústrias de laticínios não aproveitem a oportunidade para estarem presentes na feira para "promoverem os seus produtos". "Esta é uma lacuna a que os industriais devem responder, porque nós fazemos a nossa parte e se calhar a parte de outros. A promoção dos produtos da Região, se calhar, não competia muito à Associação Agrícola de São Miguel", apontou.

Jorge Rita assume que desenvolve esta promoção dos produtos regionais "com gosto" porque defende que a Região produz os melhores produtos nacionais e deve estar presente "nos sítios com maior visibilidade".

Por seu lado, João Ponte, secretário regional da Agricultura e Florestas, aproveitou para reconhecer publicamente o investimento efetuado pela Associação Agrícola de São Miguel na promoção dos produtos regionais, porque a Feira Nacional da Agricultura "é uma montra enorme" e permite reconhecer a importância da agricultura na atividade económica dos Açores.

 

Indústria de leite deveria estar presente na Feira Nacional da Agricultura

O secretário regional da Agricultura, João Ponte, desafiou também as indústrias de leite sediadas nos Açores para marcarem presença nas próximas edições da Feira Nacional da Agricultura.

"Este certame é uma montra especial para a qualidade das nossas produções. Nós produzimos com grande qualidade, alguns produtos são de excelência, sendo que nesta feira passam milhares de pessoas e existe uma oportunidade para divulgar os produtos regionais e contactar com os consumidores", referiu.

As indústrias do setor do leite devem aproveitar estas oportunidades para "vender mais e encontrar novos mercados", mas também criar "parcerias e estabelecer novas oportunidades de negócio" sendo, por isso, "indispensável estarem presentes neste evento".

"A presença da Associação Agrícola cobre parte desta falha, mas existe um trabalho que compete às industrias", assinalou João Ponte.

O secretário regional da Agricultura e Florestas indicou ainda que durante o último ano as indústrias aumentaram "o volume de negócios em 4 por cento", representando uma evolução positiva na "produção de queijo" para valorizar a produção de leite.

"O grande desafio da agricultura é valorizar a produção para garantir um rendimento justo para os produtores. Devemos estar todos empenhados e unidos para garantir a vitória neste desafio", concluiu João Ponte.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

A vinda do Comissário Europeu aos Açores foi muito importante para a Agricultura Açoriana

Presidente da AASM pede reforço de verbas do POSEI para os Açores quando se sabe que não haverá cortes

Federação Agrícola dos Açores marcou presença em Bruxelas

Comissário Phil Hogan é aplaudido ao anunciar que não haverá cortes no POSEI

Ministro da Agricultura Capoulas Santos diz que globalmente Portugal apoia o modelo da PAC proposto por Bruxelas

Secretário da Agricultura João Ponte garante apoio do Governo na melhor proposta possível da PAC

Eurodeputada Sofia Ribeiro preocupada com proposta de revisão da PAC

Eurodeputado Ricardo Serrão Santos defende que regulamento do POSEI se mantenha independente

Produtores micaelenses na Feira Agrícola Açores 2018 realizada na ilha Terceira

Associação Agrícola promove produtos regionais em Santarém

Curso de Orientação para a Classificação de Bovinos de Leite

Fórum Económico e Social deu início às celebrações do Dia de Portugal em São Miguel

Reunião com a Comissão Executiva do banco Eurobic