Curso de Orientação para a Classificação de Bovinos de Leite | Agricultor 2000


17ª Escola de Juízes para Julgamento da Raça Holstein Frísia

Entre os dias 20 e 22 de junho de 2018, a Cooperativa União Agrícola promoveu o Curso de Orientação para a Classificação de Bovinos de Leite, integrado na 17ª Escola de Juízes para Julgamento da Raça Holstein Frísia. Esta formação na área do melhoramento genético, contou com a participação de 27 formandos e o Juiz convidado foi o espanhol Jaume Serrabassa.

Neste curso que tem com uma forte componente prática, os formandos julgaram um total de 19 secções individuais (5 secções de vitelas, 5 secções de novilhas, 3 secções de vacas jovens, 2 secções de vacas intermédias e 4 secções de vacas adultas), envolvendo dessa forma mais de 100 animais. Esta formação requer toda uma logística onde comtempla a tosquia, lavagem, alimentação e o transporte dos animais para os diferentes locais onde decorreram o julgamento das secções.

O 1º dia do curso (dia 20) iniciou-se de manhã, na sala de formação da Associação Agrícola de São Miguel, onde se procedeu à entrega da documentação, seguindo-se uma palestra com temas alusivos à vaca leiteira, moderada pelo Juiz responsável por esta formação. No período da tarde, os formandos deslocaram-se para a exploração da Sociedade Melosfarm, Lda e Maria Ascensão Melo Fonseca (Feteiras), onde se realizou o julgamento das primeiras seis secções de animais.

No 2º dia (dia 21), pela manhã, visitou-se a exploração de Eduino Costa Almeida (Arrifes), onde se efetuou o julgamento de quatro secções de animais. No período da tarde, visitou-se a exploração de Paulo Jorge Pereira Pacheco (São Brás) onde os formandos julgaram mais três secções de bovinos.

No 3º e último dia de formação (dia 22), a exploração dos irmãos Roberto Manuel Cordeiro Ponte e Óscar Manuel Cordeiro Ponte (Achada das Furnas) acolheu o julgamento das últimas seis secções. No final houve um almoço de confraternização com todos os participantes.

A Associação Agrícola de São Miguel agradece a todos os proprietários que cederam gentilmente os seus animais a participarem nesta que foi a 17ª edição da Escola de Juízes, bem como aos proprietários das explorações que receberam este evento.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

A vinda do Comissário Europeu aos Açores foi muito importante para a Agricultura Açoriana

Presidente da AASM pede reforço de verbas do POSEI para os Açores quando se sabe que não haverá cortes

Federação Agrícola dos Açores marcou presença em Bruxelas

Comissário Phil Hogan é aplaudido ao anunciar que não haverá cortes no POSEI

Ministro da Agricultura Capoulas Santos diz que globalmente Portugal apoia o modelo da PAC proposto por Bruxelas

Secretário da Agricultura João Ponte garante apoio do Governo na melhor proposta possível da PAC

Eurodeputada Sofia Ribeiro preocupada com proposta de revisão da PAC

Eurodeputado Ricardo Serrão Santos defende que regulamento do POSEI se mantenha independente

Produtores micaelenses na Feira Agrícola Açores 2018 realizada na ilha Terceira

Associação Agrícola promove produtos regionais em Santarém

Curso de Orientação para a Classificação de Bovinos de Leite

Fórum Económico e Social deu início às celebrações do Dia de Portugal em São Miguel

Reunião com a Comissão Executiva do banco Eurobic