Espaço do “maior evento de malabarismo do mundo” na Associação Agrícola de São Miguel foi o melhor dos últimos anos | Agricultor 2000


Na 41ª Convenção Europeia de Malabarismo todo o espaço do recinto de Santana foi adaptado para receber durante uma semana mais de 1500 malabaristas de 45 nacionalidades diferentes. No final, a organização do evento, a Associação 9'Circos, e os próprios participantes ficaram bastante agradados com o espaço e com a forma como decorreu aquele que é o maior evento de malabarismo do mundo. A Associação Agrícola de São Miguel destacou a elevação com que decorreu todo evento e reforçou a versatilidade do Parque de Exposições de São Miguel

 

Mais de 1500 malabaristas de todo o mundo juntaram-se no recinto da Associação Agrícola de São Miguel para a 41ª Convenção Europeia de Malabarismo (European Juggling Convention - EJC 2018) que pela primeira vez decorreu em Portugal.

Além do Pavilhão de Exposições, onde ficou situado o local de treino, todo o espaço envolvente do recinto de Santana serviu para acomodar os malabaristas de 45 nacionalidades diferentes. O antigo parque de leilões foi usado para palco secundário para espetáculos mais pequenos ou para o campeonato do mundo de diablo, que decorreu durante a Convenção. O antigo restaurante foi transformado em bar para animar os malabaristas e até o terreno contíguo à Associação Agrícola de São Miguel foi usado para implementar um parque de campismo que permitia um rápido acesso ao espaço do evento.

Frederico Melo, o responsável pela Associação 9'Circos, organizadora do evento, diz que "citando muitos dos malabaristas, foi o melhor espaço onde estiveram nos últimos anos. Nomeadamente as condições de treino porque o Pavilhão tem 9 metros de altura e é o sonho de qualquer malabarista, possuir um chão liso de pedra, que é espectacular para se poder treinar piruetas, monociclo, bolas saltitonas, e é grande o suficiente para podermos dividir entre zona de treino e zona de espetáculos, o que poupa imenso trabalho para arranjar um local próprio para 1500 pessoas poderem assistir a um espetáculo".

Além disso, o espaço da Associação Agrícola de São Miguel "tem a vantagem em relação a outros sítios", situados no centro das cidades. É que "aqui foi fácil criar um parque de campismo ao lado do evento e os malabaristas estavam muito contentes por acordar de manhã, andar 4 minutos e estarem a treinar. Porque quem participa nestes encontros vem para cá é para treinar e para aprender. Se pomos um campismo a meia hora a pé do sítio do treino ficam chateados. Este sítio reúne condições muito apropriadas", explica Frederico Melo que deu destaque também para o picadeiro cedido pela Associação Equestre onde foi possível montar uma tenda que foi usada para workshops de acrobacias. "Todos ficaram muito contentes com o local deste ano", avança Frederico Melo.

Numa convenção "de malabaristas para malabaristas", houve várias vertentes exploradas e que permitiram que os mais de 1500 malabaristas apresentassem novos números. O evento esteve durante uma semana aberto durante 24 horas, permitindo que ao longo do dia se registassem diferentes atividades, desde workshops a espetáculos e galas onde foram exploradas as várias vertentes do malabarismo: com aros, bolas e pinos.

Frederico Melo da Associação 9'Circos explicou ainda que nesta Convenção Europeia de Malabarismo que é "o maior evento de malabarismo do mundo", estiveram presentes artistas de renome internacional, nomeadamente vários da companhia Cirque do Soleil.

Este ano houve também uma vertente diferente, a da intervenção de rua, em Rabo de Peixe e na Ribeira Grande para que as artes circenses pudessem chegar a todos os públicos. Na rua houve artistas do México, Colômbia, Uruguai, Japão "que se juntaram para fazer intervenção social e que ficaram contentes por atuar em locais com caraterísticas tão específicas como Rabo de Peixe", adianta o responsável pela Associação 9'Circos.

No final, em jeito de balanço, Frederico Melo diz que "foi um trabalho grande, muito cansativo, a equipa toda está de parabéns. Somos uma equipa de 12 pessoas e conseguimos montar o maior evento de malabarismo do mundo. Não sem a ajuda de todos os trabalhadores da Associação Agrícola de São Miguel e dos colaboradores da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Ter tanto trabalho para no fim obter este resultado é muito gratificante e vale a pena", concluiu.

 

Balanço positivo

Além da nota bastante positiva dada pela organização do evento, que no próximo ano se vai realizar em Inglaterra, também a Associação Agrícola de São Miguel considera que o evento excedeu todas as expetativas. O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, realçou "todo o civismo e elevação com que decorreu todo o evento, e a dinâmica que deram ao espaço em toda a sua conceção".

Jorge Rita destaca que "só nos primeiros dias começámos a perceber a dimensão deste evento, que trouxe à Associação Agrícola de São Miguel mais de 1500 pessoas de 45 países diferentes e gostava de realçar todo o civismo, educação e disciplina com que todos se portaram aqui no recinto", explicou.

O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel considerou que "o sucesso foi enorme, excedeu as expetativas deles e as nossas, porque foi um grande momento para um conceito diferente de eventos. Temos o Pavilhão e quanto mais eventos fizermos neste espaço, mais potencia aquilo que foi criado aqui em Santana. Estão todos de parabéns, essencialmente os agricultores pelo espaço magnífico que têm e pelos colaboradores da Associação Agrícola pela forma magnífica como trabalham em prol do sucesso de todos os eventos que aqui se realizam".

Jorge Rita concluiu que "qualquer evento que se faz neste espaço é sinal de sucesso. O espaço em si é magnífico e o Pavilhão ajudou a enriquecer o espaço porque potencia muitos eventos, temos parque de estacionamento, acessibilidades excelentes, temos restauração. Não há melhor espaço do que este a nível São Miguel e até dos Açores", explicou.

É que a diversidade de eventos que podem ser realizados no Pavilhão de Exposições de São Miguel reforça a ideia que "não queremos o Pavilhão só para eventos ligados às vacas. Como sempre dissemos este é um Pavilhão multiusos para todas as atividades e o sucesso está á vista", disse Jorge Rita agradado com o sucesso de mais este evento que decorreu na Associação Agrícola de São Miguel.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“Tem de haver boa articulação entre Governo e Autarquias para que o investimento na água seja bem pensado e com bons resultados práticos”

Jorge Rita presente na feira Agroglobal

Santander distingue Associação Agrícola de São Miguel

Espaço do “maior evento de malabarismo do mundo” na Associação Agrícola de São Miguel foi o melhor dos últimos anos

Formações na área de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Stand da Cooperativa União Agrícola na festa dos Milagres nos Arrifes