Presidente do Governo destaca Programa de Incentivos de Cruzados como forma de aumentar rendimento dos produtores | Agricultor 2000


De visita ao Centro de engorda e acabamento de bovinos da Cooperativa União Agrícola, o Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, elogiou aqueles que têm sabido aproveitar o Programa usando as melhores caraterísticas reprodutivas dos animais de leite para criar cruzados de carne. Além desta componente, Vasco Cordeiro falou na necessidade de capacitação da rede regional de abate que pode representar mais-valias para a economia regional já que todos os benefícios ficam na Região.

O Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, visitou o Centro de engorda e acabamento de bovinos da Cooperativa União Agrícola, no âmbito de uma visita de trabalho à ilha de São Miguel e elogiou o trabalho que tem sido feito naquela estrutura que tem sabido aproveitar o Programa de Incentivos de Cruzados, a criação de vitelos cruzados de carne a partir de vacas leiteiras. Um Programa que "é uma forma de valorizar e gerir as explorações, fazendo-se o aproveitamento das caraterísticas reprodutivas dos animais de leite, aproveitando a possibilidade dos cruzados poderem aumentar o rendimento dos agricultores", para a reprodução da raça Angus.

Outra componente desta estratégia tem a ver com capacitação da rede de abate regional para "dar resposta ao que é um movimento muito evidente de diminuição acentuadíssima de gado vivo e de aumento de exportação em carcaça. Esse é um caminho que vimos prosseguindo, e este empreendimento integra-se nessa componente, para garantir que a maior parte possível de valor desta cadeia fique nos Açores", referiu Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo Regional apresentou alguns números que confirmam esta afirmação, nomeadamente em 2007/2008 saíram de São Miguel cerca de 14 a 17 mil animais vivos para exportação, sendo que em 2017 saíram apenas 200 animais.

Além disso, em 2017 foram abatidos na Região mais de 67 mil animais e desses, mais de 55% foram para exportação. Disse Vasco Cordeiro que "este é o caminho certo que se estabelece entre a capacidade de cada agricultor no maneio genético das suas explorações, jogar com todos estes dados para melhorar o seu rendimento".

E a intervenção da Cooperativa União Agrícola nesse sentido, e do Governo Regional, no sentido de  melhorar a rede regional de abate têm ajudado no aumento desse rendimento aos agricultores.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro falou nos investimentos que estão a decorrer, nomeadamente no matadouro de São Miguel, "que se atrasaram em virtude da falência de uma empresa que contratámos para a instalação de frio". E também noutras ilhas, nomeadamente com o recém-inaugurado matadouro do Faial, a conclusão do matadouro da Graciosa, e as obras no matadouro de São Jorge.

Sobre o matadouro de São Miguel, Vasco Cordeiro adiantou que as obras devem estar concluídas no próximo ano e a certificação do matadouro deve demorar mais um ano após a conclusão das obras.

"Esperamos que tudo isto possa ter um movimento de convergência para melhoria do rendimento dos agricultores e afirmação dessas componentes do setor agro-pecuário", disse Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo Regional explicou que aquele Centro de engorda e acabamento de bovinos da Cooperativa União Agrícola fornece "cerca de 20 a 25% da carne Angus comercializada por um dos principais grupos de distribuição nacional. Produzimos 36 por cento do leite nacional, no queijo chegamos aos 50 por cento. Os Açores são um parceiro importante no âmbito do setor agrícola", referiu ao acrescentar que o Orçamento da Região para 2019 permite ir criando alicerces "cada vez mais sólidos para a progressão dessas atividades para aumentar o rendimento dos produtores. O que é possível e desejável é que cada vez mais agricultores tomem uma decisão mais informada sobre o maneio e gestão da sua exploração".

Ao Governo, acrescentou, compete "dar formação e informação aos agricultores de forma a que na gestão das suas explorações, possam tomar uma decisão. Se um animal for bom produtor de leite, tem de garantir inseminação de um bom touro. Se não for, usar o Programa de Incentivo aos Cruzados para fazer surgir animais da raça Angus", concluiu.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Centro de engorda e acabamento de bovinos é mais-valia para o rendimento dos produtores

Presidente do Governo destaca Programa de Incentivos de Cruzados como forma de aumentar rendimento dos produtores

Venda de genética para o exterior é negócio que “tem de ser consolidado o mais rapidamente possível”

Bispo dos Açores visita Associação Agrícola de São Miguel

João Ponte espera que o preço do leite pago à produção acompanhe todo o crescimento e aposta na modernização e na melhoria da qualidade do leite

A Agricultura está enraizada nos Açores

Federação Agrícola dos Açores repudia declarações do Ministro do Ambiente

Curso de Agentes de Inseminação Artificial de Bovinos

Mensagem Natalícia do Bispo de Angra D. João Lavrador para todos os Agricultores