João Ponte espera que o preço do leite pago à produção acompanhe todo o crescimento e aposta na modernização e na melhoria da qualidade do leite | Agricultor 2000


Na inauguração do V Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, destacou que o setor agrícola atravessa "um novo ciclo de crescimento, otimismo e confiança, que se quer duradouro e sustentável". Para isso é necessário que o preço do leite pago à produção acompanhe "todo o crescimento e toda a aposta que tem sido feita na modernização e na melhoria da qualidade do leite e no preço pago aos produtores". Além das verbas que vão ser disponibilizadas pelo Governo Regional para o setor agrícola, o governante entende que de Bruxelas também deve vir um "adequado e justo" financiamento ao nível da PAC".

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, diz que o trajeto de sucesso da agricultura na ilha de São Miguel é "o resultado dos agricultores que nunca baixaram os braços aos desafios" e que sempre souberam ultrapassá-los "com crescimento e desenvolvimento".

Na inauguração do V Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono João Ponte fez um balanço do que tem sido o setor ao longo dos últimos anos, referindo-se aos condicionalismos que tornam os desafios ainda maiores na Região, mas que também ajudam a motivar a fazer mais e melhor. "Continuamos empenhados na melhoria das infraestruturas agrícolas, na requalificação dos equipamentos públicos, em dotar a Região de modernas indústrias agroalimentares, na qualificação dos nossos agricultores, e sobretudo numa agricultura mais sustentável e melhor remunerada", acrescentando que "aquele que foi o trajeto da agricultura deve também servir de estímulo para os que trabalham para o desenvolvimento da economia desta ilha, seja na agricultura, no turismo, na transformação dos produtos ligados a este setor ou noutras diferentes áreas comerciais, esteja próximas ou distantes da agropecuária, sendo que o importante é estimular a economia, gerar emprego sustentável e criar riqueza".

Estivemos ao lado dos agricultores na seca que provocou avultados prejuízos nas produções agrícolas e demos respostas rápidas trabalhando sempre em colaboração com a Federação Agrícola dos Açores, e demais parceiros do setor".

Mas estes resultados "não significam que está tudo bem ou está tudo feito" embora transmitam "confiança e otimismo em relação ao futuro da agricultura nos Açores. E da nossa capacidade conjunta, Governo, agricultores, organizações de produtores, parceiros, e agroindústria, de vencer os desafios que estão à nossa frente. É, pois, a altura certa para unir esforços e concentrar energias no objetivo a que todos deve nortear: construir dia-a-dia uma agricultura cada vez mais sustentável, que capte as novas gerações e que seja compensadora para todos os que dela fazem a sua vida".

Um desses objetivos é o aumento do preço de leite pago aos produtores, que João Ponte entende ser "da mais elementar justiça que assim aconteça". Nesse sentido, o Governo Regional compromete-se "a criar melhores condições de trabalho aos agricultores e reduzir custos de produção, disponibilizar instrumentos técnicos ou financeiros para continuar a modernizar o setor agrícola e apoiar a indústria a acrescentar valor às suas produções".

Tendo já sido alcançado o desafio da qualidade, agora há que "concentrar as nossas energias nos mercados, estar atentos às preferências dos consumidores, apostar na inovação, potenciar e transformar em oportunidades a nossa sustentabilidade ambiental e o bem-estar animal, lançando produtos diferenciados com mais valor acrescentado, são objetivos permanentes a que todos nos devemos empenhar para alcançar", disse João Ponte.

Depois de ter sido anunciado pelo Comissário Europeu da Agricultura a manutenção das verbas do POSEI para os Açores, "importa concluir tão rápida quanto possível, as negociações sobre a próxima PAC de modo a evitar efeitos negativos no contínuo crescimento económico da Região e rejeitar qualquer redução dos meios financeiros bem como das taxas de co-financiamento europeu".

As reuniões com o Estado-Membro Portugal têm demonstrado "o empenho do Governo da República, na pessoa do Senhor Ministro da Agricultura, para que no final da negociação do orçamento da próxima PAC seja possível ter uma proposta melhor e que corresponda às expetativas dos agricultores, das organizações de produtores e do próprio Governo dos Açores".

Para tal, entende o Secretário Regional da Agricultura e Florestas "é também essencial a manutenção do Plano Estratégico Regional que tenha em conta as nossas especificidades, à semelhança do que já acontece no presente Quadro Comunitário de Apoio (QCA). Tal como é imprescindível garantir um período de transição de um a dois anos entre o atual e o próximo QCA de modo a serem mantidas as ajudas aos agricultores bem como os meios financeiros para a modernização do setor, fatores essenciais para assegurar a rentabilidade das explorações agrícolas e dinamização das economias locais", acrescentou.

Para finalizar, João Ponte deixou uma palavra de confiança à Associação Agrícola de São Miguel enquanto parceiro de confiança do Governo Regional, pela realização de mais um Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono que "projeta e consagra o desenvolvimento da bovinicultura de leite nesta ilha" e é também um "motivo de inspiração e motivação" para que a agricultura na Região seja ainda mais forte e competitiva.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Centro de engorda e acabamento de bovinos é mais-valia para o rendimento dos produtores

Presidente do Governo destaca Programa de Incentivos de Cruzados como forma de aumentar rendimento dos produtores

Venda de genética para o exterior é negócio que “tem de ser consolidado o mais rapidamente possível”

Bispo dos Açores visita Associação Agrícola de São Miguel

João Ponte espera que o preço do leite pago à produção acompanhe todo o crescimento e aposta na modernização e na melhoria da qualidade do leite

A Agricultura está enraizada nos Açores

Federação Agrícola dos Açores repudia declarações do Ministro do Ambiente

Curso de Agentes de Inseminação Artificial de Bovinos

Mensagem Natalícia do Bispo de Angra D. João Lavrador para todos os Agricultores