Federação Agrícola dos Açores tem representação em Bruxelas | Agricultor 2000


O Gabinete da Representação dos Açores em Bruxelas vai passar a contar com a presença permanente de um representante da Federação Agrícola.

Jorge Rita defende que a presença permanente de um representante da Federação Agrícola dos Açores em Bruxelas permitirá impulsionar o lóbi da agricultura nas decisões da União Europeia.

"É um passo muito importante associar ao espaço que já foi criado a presença de alguém da Federação Agrícola dos Açores de forma permanente", afirmou o presidente da Federação Agrícola dos Açores após a assinatura de um protocolo de entendimento com a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas e o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas.

Com assinatura do protocolo, a Federação Agrícola dos Açores passa a ter em permanência um representante no Gabinete de Representação da Região Autónoma dos Açores em Bruxelas, o qual e segundo Jorge Rita, irá exercer pressão de uma forma "mais específica".

"Iremos ter um colaborador que irá trabalhar em articulação as pretensões regionais, esperando que essa boa articulação também se transfira o nível nacional, para que tenhamos a capacidade de influenciar aquilo que são as reais pretensões da Região Autónoma dos Açores", salientou.

Na ocasião, o secretário regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas destacou que este protocolo permitirá reforçar a representação do setor agrícola junto dos órgãos comunitários, estreitando a aproximação entre a sociedade civil e os órgãos europeus na defesa da Região.

"O gabinete em Bruxelas pode ser muito potenciado desde que não seja só um gabinete do Governo dos Açores, mas seja um gabinete de representação dos Açores", realçou, explicando que a assinatura deste protocolo marcou uma "cooperação muito estreita entre o Governo dos Açores e a Federação Agrícola para que em Bruxelas possa haver uma defesa ainda mais forte de uma área de atividade importantíssima para os Açores, que é a agricultura e a pecuária".

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

A situação difícil dos produtores de leite é culpa da indústria

Federação Agrícola dos Açores tem representação em Bruxelas

As Dinâmicas do Ordenamento Agrário - Problemáticas do Emparcelamento nos Açores

Sessão de esclarecimento do POSEI 2019 decorreu em Santana

Cursos de Formação na Cooperativa União Agrícola

COLÓQUIO “Até onde nos leva a Seleção Genética”

Visita de agricultores franceses à Associação Agrícola de São Miguel

POEMA - O Agricultor