Mais de quatro mil crianças foram conhecer de perto o setor no Dia Nacional da Agricultura | Agricultor 2000


O recinto do Mercado Agrícola de Santana encheu-se de um colorido diferente para receber as comemorações do Dia Nacional da Agricultura que contou com a presença de mais de quatro mil crianças vindas de toda a ilha de São Miguel.

O evento, que decorreu pelo segundo ano consecutivo, foi organizado pela Associação Agrícola de São Miguel em colaboração com o Governo Regional dos Açores e Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) pretende demonstrar aos mais novos a importância da agricultura no dia-a-dia de cada um.

O recinto esteve dividido em várias secções para poder albergar todas as variantes do setor. A secção dos animais foi a mais apreciada, pois apesar de ali estarem expostos bovinos, aves, equídeos, suínos, ovinos, caprinos, galinhas, coelhos, patos e até abelhas, foram as vacas as preferidas pelos mais novos, já que puderam ordenha-las.

Numa outra vertente, as produções regionais estiveram também em destaque com muita e variada fruta que se produz em São Miguel, que se juntou a culturas tão tradicionais como o chá, ananás ou banana.

A área ambiental e a florestal não foram esquecidas e os mais novos puderam aprender mais sobre reciclagem e também sobre as várias vertentes da floresta, como as madeiras produzidas na Região e as várias profissões à volta da floresta.

As áreas hortícola e frutícola também foram bastantes exploradas pelos mais novos já que tiveram oportunidade de conhecer as várias fases de desenvolvimento das frutas e hortaliças, e puderam mexer na terra para plantar alguns exemplares.

Um evento didático e muito colorido, onde não faltaram os insufláveis, os jogos e onde até se podia fazer corridas de trator.

Durante todo o dia foram mais de quatro mil crianças de várias escolas de toda a ilha de São Miguel que se reuniram em Santana, onde as crianças do 1º ao 6º ano puderam ter um contacto mais próximo com o setor de maior importância económica na Região. Após tantas brincadeiras, tanta aprendizagem, contacto com produtores, com as indústrias de laticínios e queijarias, e até com verdadeira maquinaria agrícola, os mais novos degustaram um almoço oferecido pela Associação Agrícola de São Miguel.

Um Dia Nacional da Agricultura assinalado de forma diferente, onde o mundo rural e o desenvolvimento sustentável na Região estiveram em evidência.

 

Agradecimentos

- Governo dos Açores

- Andrade, Alves e Filhos

- Easyfruits

- Frutaçor

- Profrutos

- Quinta Pôr do Sol

- Ricardo Pinto

- Plantivine

- Boa Fruta

- Liderfrutas

- Pauferr

- Sicosta

- Fábrica de Chá Gorreana

- Musami

- Lactaçores

- Bel

- Insulac

- Yoçor

- Queijaria São Miguel

- Casermel

- Associação de Avicultores de São Miguel

- Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande

- Agricultores   que cederam os animais