Centro de engorda e acabamento de bovinos é mais-valia para o rendimento dos produtores | Agricultor 2000


Numa visita do presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, ao Centro de engorda e acabamento de bovinos da Cooperativa União Agrícola, ficou a saber-se que a criação de animais da raça Angus tem sido uma mais-valia para o rendimento dos produtores.

O Centro de engorda e acabamento de bovinos, da Cooperativa União Agrícola, existe no Cabouco desde 2008 mas só em 2012 é que começou a apostar na raça Angus. Uma altura em que foi preciso encontrar uma mais-valia para a carne dos Açores, que foi consumada através de uma parceria entre a Cooperativa União Agrícola e o Grupo Jerónimo Martins, detentor da marca Pingo Doce, que atualmente absorve 74% por cento da carne produzida naquele centro de engorda.

Ali, estão em permanência cerca de mil animais em várias fases de crescimento e saem em média 32 a 34 animais por semana para exportação, já que a carne é de qualidade superior, conhecida pela tenrura e pelo sabor.

Tendo uma qualidade superior, os animais da raça Angus também são comercializados a um preço superior aos da raça Holstein Frísia, valorizando também o rendimento dos produtores. Os animais que são fornecidos pelos produtores à Cooperativa já recorrem a mais de 50% do Programa de Incentivo de Cruzados, que apoia a aquisição do sémen para ser usado nos animais Holstein Frísia com menor capacidade leiteira. Este aproveitamento tem permitido aos produtores uma valorização dos efetivos bovinos com vista ao aumento do seu rendimento.

Isso mesmo destacou o Presidente da Cooperativa União Agrícola e da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, que referiu que a produção tem sido incentivada a criar estes animais nas suas explorações em média até aos 15 - 16 meses sob o nosso controlo e orientação técnica "para depois nos vender já que o preço que se paga, 3,5 euros o quilo de carcaça, comparativamente a todas as restantes carnes faz uma diferença substancial". Além disso, ao nível dos vitelos o preço pago também é superior aos da raça Frísia em que cada animal é vendido a 100 euros e os da raça Angus, com a mesma idade, são vendidos a 200 euros "o que faz uma diferença acentuada".

Durante uma visita de trabalho do Governo Regional a São Miguel e concretamente ao Centro de engorda e acabamento de bovinos, Jorge Rita destacou que os animais da raça Angus "são os animais mais valorizados nos Açores e estão com um preço bastante elevado comparativamente a outras raças e até mesmo em relação aos animais com Indicação Geográfica Protegida (IGP). É uma carne que está valorizada porque está na moda e tem muito marketing". Além disso, "há o cruzamento perfeito entre as vacas de leite para o aproveitamento da carne", acrescentou Jorge Rita.

Um exemplo que também pode ser feito noutras ilhas desde que haja "coordenação dos técnicos para que o acabamento fosse sempre no sentido de ser igual, para a valorização das carnes tem muito a ver com o acabamento, a homogeneização das carcaças".

No Centro de engorda e acabamento de bovinos "fica provado que a carne é um produto que pode e deve ter um valor acrescentado", referindo Jorge Rita.

No entanto, é necessário que o acabamento dos animais se faça na Região "que é indispensável para o sucesso e para a valorização da carne. Porque não vendemos o que queremos, vendemos o que o mercado quer", explica.

Apesar das mais-valias que o Centro de engorda e acabamento de bovinos da Cooperativa União Agrícola tem levado aos produtores, Jorge Rita considera que há melhorias a fazer no próprio espaço que apresenta "algumas dificuldades em termos infraestruturais porque os apoios ao nível dos projetos de investimento são limitados". Para que sejam feitas novas estruturas mais funcionais, para que os custos sejam reduzidos, o próximo Quadro Comunitário de Apoio "tem de contemplar ajudas acima dos 300 mil euros, para que o parque de acabamento possa ser feito", referiu.

Jorge Rita fez por isso o apelo ao Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, que visitou o Centro de engorda e acabamento de bovinos da Cooperativa União Agrícola, para que o próximo Quadro Comunitário de Apoio contemple valores mais elevados para este fim.