A Agricultura está enraizada nos Açores | Agricultor 2000


O Fórum "Conversas de Agricultura" organizado pela sociedade de garantia mútua Agrogarante decorreu em Ponta Delgada no Hotel Marina Atlântico. Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores foi um dos oradores presentes e os temas principais foram a sustentabilidade e valor acrescentado.

Os bancos não faliram devido ao setor agrícola

O Presidente da Federação Agrícola dos Açores iniciou o seu discurso afirmando que a agricultura está no ADN dos açorianos e que "nós açorianos gostamos de trabalhar e criar. E quem está na Agricultura, cria. E quem cria nunca abdica". Assim sendo, ao longo do tempo o setor agrícola tem mostrado o seu poder de resistência e resiliência, podendo até ser considerado um dos mais fortes setores dos Açores e da Europa. Jorge Rita prosseguiu dizendo que "a banca que esteve ligada à agricultura ao longo dos anos foi a que menos problemas teve" em tempos de crise e destacou também que os investimentos realizados e patrocinados pela Agrogarante dentro do setor agrícola têm sido maioritariamente de sucesso.

É impensável imaginar os Açores sem agricultura

Questionado sobre o fim do ciclo leiteiro nos Açores, Jorge Rita afirmou que este cenário seria desastroso e um "descalabro" social e económico para os Açores. Isto, porque é praticamente impossível imaginar os Açores sem as suas vacas e seus lacticínios. Nos Açores, uma grande maioria da população ainda vive em função da pecuária, "a agropecuária tem um peso fundamental na nossa economia, onde representa 50%. Quando se fala do emprego direto na Região, a agricultura representa 13%, e perto de 50% da população ativa dos Açores está ligada direta e indiretamente à Agricultura", por isso inúmeras pessoas iriam para o desemprego. Jorge Rita, expressou também que o VAB (Valor Acrescentado Bruto) agrícola tem um peso de 9%, mas alocado à agroindústria e a todos os serviços ligados à agricultura possivelmente passaria aos 23%. Salientou de igual modo a relevância dos produtos dos Açores e a sua exportação, "somos uma Região de excelência na exportação, na área do leite e na área da carne".

É necessário que se comece a valorizar mais os produtos dos Açores, pois os produtores estão a produzir com qualidade, contudo é importante que as indústrias melhorem a valorização do excelente leite açoriano e também o governo deve investir nas infraestruturas, caminhos, luz e água.

Para conclusão da sua intervenção destacou a importância do setor leiteiro dos Açores, afirmando que "O valor real do leite na Agricultura dos Açores representa 73%", ou seja, possui um valor imprescindível.