Curso de Agentes de Inseminação Artificial de Bovinos | Agricultor 2000


Entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro a Cooperativa União Agrícola promoveu o 3º Curso de Agentes de Inseminação Artificial de Bovinos, com uma duração de 100 horas letivas. Esta formação na área do melhoramento genético, contou com a participação de 14 formandos, todos ativos do sector agrícola. Este curso foi cofinanciado pelo programa PRORURAL+, sendo lecionado pelos formadores Dr. º João Vidal e Dr. º Jorge Silva, supervisionado pela representante da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Eng.ª Nuna Faria. Antecipadamente, o curso foi homologado pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, pela Direção Regional da Agricultura e pela DGAV, possibilitando desta forma que todos os formandos possam exercer inseminação em qualquer Centro de Armazenagem de Sémen da Espécie Bovina (público ou privado) do território português, de acordo com a legislação aplicada.

Este curso está dividido em duas componentes, uma teórica com a duração de 50 horas lecionada em sala de aula e uma prática com a duração de 50 horas, desenvolvida no Matadouro. Todos os formandos obtiveram aproveitamento nas duas componentes, estando, desta forma, aptos a exercerem a atividade da inseminação artificial.

A Cooperativa União Agrícola agradece ao Matadouro Industrial de São Miguel pela cedência do espaço, que permitiu o desenvolvimento das aulas práticas.