“Este evento é uma oportunidade para reforçarmos a notoriedade, a qualidade e riqueza agrícola açoriana..." | Agricultor 2000


“Este evento é uma oportunidade para reforçarmos a notoriedade, a qualidade e riqueza agrícola açoriana, mas também para informar e combater mitos que não correspondem à verdade”

O Secretário da Agricultura e Florestas, foi também um dos oradores presentes. Primeiramente e após os cumprimentos, destacou "o empenho e determinação de todos agricultores que trabalham diariamente para alimentar uma população crescente, cada vez mais exigente", frequentemente marginalizados por contribuírem para as alterações climáticas, porém esquecem-se de mencionar que estes também contribuem na biodiversidade e reflorestação.

Sublinhou a importância deste evento de forma a combater os efeitos desta desinformação e dos mitos que se propagam entre nós, dando o exemplo e expondo a sua preocupação com a diminuição de consumo de leite, "o leite é, por exemplo, um dos produtos agroalimentares que está sempre na mira dos discursos mais radicais. A verdade é que as mudanças dos hábitos alimentares e as campanhas de desinformação contribuem para este decréscimo de consumo de leite".

O Secretário, deu também a conhecer ao público que o Governo Açoriano irá criar um grupo de trabalho, envolvendo produtores em planos de ação da agricultura e florestas para as alterações climáticas, reforçando a posição tomada por Jorge Rita no que diz respeito a este tema.