Inicio
Contactos
Orgãos Sociais
Serviços
Produtos
Genética
Concursos Holstein Frísia
Agricultor 2000
Restaurante
EVENTOS
Eventos
PRODUTOS CUA
Gasóleo Verde
Produtos CUA
Campanha Pneus
RAÇÕES SANTANA
Fábrica Rações Santana
ADUBOS SANTANA
Adubos Santana
GENÉTICA
Genética 2016
PRODUTOS
CARTÃO DE SÓCIO
Cartão de Sócio/Vantagens
Vantagens e Protocolos
MAGAZINE HOLSTEIN
Magazine Holstein Internacional
Holstein Internacional APP
METEOROLOGIA
Previsão do tempo
Notícias

Federação Agrícola dos Açores pede discriminação positiva à Ministra da Agricultura

A direção da Federação Agrícola dos Açores reuniu com Assunção Cristas para transmitir os problemas que se vivem atualmente no setor na região.



Os representantes dos agricultores açorianos receberam da parte da Ministra da Agricultura do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território abertura para as pretensões açorianas que consistem numa discriminação positiva para a região, num contexto de fim das quotas leiteiras, aumentos dos apoios do POSEI e a transferência de mais direitos de vacas aleitantes do continente para os Açores

 

A Federação Agrícola dos Açores esteve reunida com a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, onde pediu uma discriminação positiva para a agricultura açoriana.

O Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, disse que a reunião foi "extremamente positiva" uma vez que a Ministra Assunção Cristas se mostrou recetiva às pretensões dos agricultores açorianos e transmitiu que tem confiança na produção dos Açores e que tudo fará para que as reivindicações sejam salvaguardadas.

A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território transmitiu aos membros da Federação Agrícola dos Açores que "haverá uma ação de sensibilização junto dos outros Estados-Membros para a realidade açoriana e para a obtenção, da nossa parte, das devidas compensações ao nível da abertura ao Mercosul, ao nível das regiões mais frágeis".

A reunião serviu para sensibilizar Assunção Cristas "para o facto de termos de receber uma discriminação positiva aos mais variados níveis, uma vez que estamos inseridos num região ultraperiférica e devemos usufruir do próximo envelope financeiro no caso da abolição das quotas leiteiras", tendo sido expresso, pelos dirigentes da FAA, o desejo de verem salvaguardadas no âmbito da reforma, as especificidades decorrentes da situação ultraperiférica da RAA, para o que contam com o total empenho por parte da Ministra.

Ao nível do POSEI, continuou Jorge Rita, uma vez que a região tem vindo a evoluir em relação a várias produções "quisemos demonstrar também que os apoios que recebemos e o aumento dos mesmos são fundamentais".

Ao nível da carne, os representantes dos produtores levaram como reivindicação a situação de muitos produtores que têm os animais e não têm direitos de produção. "Ao nível do potencial de crescimento que temos no que diz respeito à carne, demonstrando a possibilidade de se transferir, a nível nacional para a região, mais direitos de vacas aleitantes. Temos nos Açores falta desses direitos e como tal faz todo o sentido que essa situação seja colmatada", acrescentou Jorge Rita.

No fundo a reunião entre a Federação Agrícola dos Açores e Assunção Cristas serviu para demonstrar as potencialidades e também as carências do setor na região apelando a que a Ministra seja "uma espécie de embaixadora das nossas pretensões na discussão do próximo quadro comunitário de apoio, como forma de garantir a estabilidade da economia da região neste setor que é o mais importante da economia açoriana", concluiu Jorge Rita.

Ainda no domínio da reforma da PAC, foi igualmente comum a posição quanto à definição de agricultor ativo, que deverá ser substancialmente melhorada.

Um encontro onde os representantes dos agricultores açorianos colocaram em evidência questões relacionadas com a diversificação agrícola , fileira do leite e com a possibilidade de abolição do sistema de quotas leiteiras em 2014/2015, onde se verificou uma concordância de pontos de vista entre a Senhora Ministra e os dirigentes da FAA, tendo a Senhora Ministra assumido, uma posição de defesa da continuidade do atual regime, para o que conta já com a solidariedade de alguns países europeus. Não deixaram contudo os presentes de considerar de extrema dificuldade o sucesso desta pretensão.



Outras notícias ...

“Existe uma anarquia total no setor leiteiro a nível europeu”

Leite foi o “embaixador dos Açores” na maior feira agrícola do país

“Era importante que as campanhas de apelo ao consumo de leite tivessem efeitos fora de Portugal”

Produtores micaelenses presentes na Feira Agrícola Açores 2016 realizada na ilha do Pico

“Há uma negação da solidariedade e da responsabilidade das decisões a nível europeu”

Medidas de Bruxelas para ajudar o setor leiteiro “são paliativos”

CAP e Governo Regional confiantes que resposta para a crise no leite tem de vir de Bruxelas

Stand da AASM foi ponto de paragem obrigatória para a classe política

Santarém: palco da maior feira agrícola do pais

Sabores dos Açores: da descoberta ao encanto passando pelo reencontro

EDITORIAL
Presidente da AASM
Jorge Alberto Serpa da Costa Rita
NOTÍCIAS AASM
Jornal Agricultor em versão PDF
Jornal Agricultor em versão PDF
Edições anteriores:
CONCURSOS
Concursos Micaelense - Raça Holstein Frísia
II Concurso Micaelense - Raça Holstein Frísia de Outono
SUPLEMENTO FNA16
Suplemento Feira Nacional da Agricultura - PDF
REVISTA HOLSTEIN
Revista Holstein
40 ANOS AASM
Vídeos 40 Anos AASM
SUPLEMENTO
Suplemento do Jornal Agricultor em versão PDF
INFORMAÇÕES
RESTAURANTE AASM
Restaurante da Associação Agrícola
      Emails: aasm@aasm-cua.com.pt
      © 2016 - AASM :: CUA, Todos os direitos reservados
 Definir como Página Principal  |  Voltar para cima