Ultrassonografia transretal em vacas (ecografia genital bovina) | Informações Técnicas


Como ciência activa a medicina está sempre a evoluir. Ano após ano tem surgido novos fármacos, novas técnicas, novos equipamentos, novos métodos de diagnóstico, de modo a estabelecer o diagnóstico final o mais objectivo possível, e uma terapêutica adequada a cada patologia.

Ao longo dos anos, os animais têm sido utilizados como cobaias nos mais variados ensaios da Medicina humana, facto este que tem sido aproveitado pela classe veterinária para melhorar os seus conhecimentos nas vertentes técnica, diagnóstica e terapêutica.

Através do seu quadro clínico, a A.A.S.M, tem feito o possível para garantir a sanidade dos efectivos bovinos dos seus associados, fazendo-o da forma mais empenhada possível, com a utilização dos recursos possíveis e adaptáveis á nossa realidade de exploração.

Foi neste contexto que foi adquirido um aparelho de ultrassonografia transretal com máxima capacidade de resolução, com o objectivo de disponibilizar aos associados um serviço completo na área do diagnóstico e terapêutica reprodutiva.

A ultrassonografia transretal em vacas (ecografia genital bovina), tem acrescentado contributos valiosos relativamente ao conhecimento semiológico e anatómico do aparelho reprodutor das fêmeas bovinas, contribuindo de uma forma decisiva para a melhoria da performance reprodutiva das explorações.

Através de uma técnica não evasiva (não agressiva) consegue-se obter resultados precisos, rápidos e precoces sobre um conjunto de parâmetros de maior importância para a reprodução bovina. Dos diversos diagnósticos possíveis destacam-se: 

- Patologia uterina (endometrites, defeitos anatómicos, …);

- Patologia ovárica (formações quisticas, inactividade ovárica, defeitos anatómicos, …);

- Diagnóstico de gestação precoce (pode ser realizado a partir do 28º dia de gestação, sendo preferencial depois do 35º dia, visto que já detectados os batimentos cardíacos do feto);

- Determinação do sexo (sexagem fetal) entre o 55º e 90º dias de gestação, embora também se possa fazer mais tarde;

- Determinação de anomalias físicas e orgânicas do feto.

O serviço de ultrassonografia bovina vai ser um serviço com pagamento autónomo relativamente as outras actividades clínicas, por se tratar de um método de diagnóstico muito minucioso e algo dispendioso.

Os preços a praticar são os seguintes:

Para cada utilização do ecógrafo, o primeiro diagnóstico ou seja, a primeira intervenção custará 20 euros, todas as outras vacas que possam ser intervencionadas cobrar-se-á apenas 5 euros cada.

Recomenda-se a todos agricultores que desfrutem das potencialidades deste aparelho de diagnóstico, ponderando bem a sua utilização.