Dias de Campo - Variedades comerciais e nova técnica de sementeira da cultura de milho forrageiro | Informações Técnicas


A Cooperativa União Agrícola desde à muito tempo que adotou como essencial, para a promoção e para o desenvolvimento das culturas essenciais à atividade leiteira - pastagem e milho -, a implementação de campos de ensaio de variedades e de novas técnicas de sementeira. Estes campos experimentais são desenvolvidos por toda a ilha de São Miguel de forma que seja possível avaliar não só o potencial produtivo (quantitativo), mas também a sanidade das plantas e os parâmetros que definem a qualidade do milho para alimentação animal.

Numa edição anterior, publicamos um artigo desenvolvido pelos técnicos da Monsanto de Carlos Esteban e Luis Martinez, os quais descrevem um novo sistema de sementeira da cultura do milho - Twin Rows ou linhas pareadas - que permite um melhor aproveitamento do espaço pelas plantas, tanto em superfície foliar como radicular, ou seja, o espaço utilizado pelas plantas seja maior, o que leva a que a competição entre elas diminua e aconteça num estado de desenvolvimento mais tardio e por isso, menos prejudicial. Segundo os técnicos da Monsanto, os princípios agronómicos deste sistema permite um maior desenvolvimento das raízes e, por conseguinte, um maior aproveitamento do solo; Maior aproveitamento da luz e menor perda de água por evaporação direta; Melhora a estabilidade e a resistência à acama; E não exige uma alteração das máquinas agrícolas utilizadas nesta cultura.

A Cooperativa União Agrícola, junto dos seus parceiros comerciais - MONOSEM e DEKALB -, desenvolverem esforços para que nesta campanha de 2015 fosse possível lançar os primeiros campos de milho instalados com a sementeira de linhas pareadas. De referir que no campo de Santana tivemos também a participação da Deiba com os fertilizantes - adubos ENTEC - e da SAPEC na área da proteção da cultura.

Os resultados desta nova técnica de sementeira, variedades comerciais e experimentais foram apresentadas em dois dias de campo, tendo estado presente em Santana e em Ponta Garça mais de 300 e 120 interessados, respetivamente.

O objetivo do campo experimental em Santana foi comparar o comportamento de uma variedade de milho na sementeira convencional e sementeira em linhas pareadas em diferentes densidades. Na sementeira convencional semeou-se com 85.000 plantas/ha e na sementeira em linhas pareadas experimentou-se a 85.000, 95.000, 111.000 e 121.000 plantas/ha.

Observou-se um maior rendimento para as densidades de 95.000 e 111.000, no entanto apesar do rendimento das duas ter sido muito semelhante, para a menor densidade constatou-se que as plantas apresentavam maior vigor, maior diâmetro de caule e maçarocas superiores.

A nível comercial também se observou neste campo as variedades já comercializadas lado a lado, nomeadamente o DKC 6903 (ciclo 600), e de ciclo 500 o DKC6040 e DKC6031.

O dia de campo em Ponta Garça teve duas finalidades, uma delas tendo como objetivo a concentração dos lavradores num campo semeado em linhas pareadas com o híbrido DKC 6040 a uma densidade de 85.000 plantas/ha onde foi possível assistir à colheita do mesmo. Esta iniciativa conduziu a uma interação muito positiva entre lavradores, técnicos e prestadores de serviços onde todos puderam expor as suas dúvidas e partilhar conclusões. O feedback dos lavradores foi bastante positivo relativamente a esta nova sementeira e os que já tiveram a oportunidade de a experimentar partilharam com os restantes os resultados que superaram as suas expetativas.

A outra finalidade deste dia passou por uma visita a um campo de ensaio oficial onde foi explicado o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Cooperativa União Agrícola e pela Dekalb. Neste campo foi possível ver-se o comportamento de várias variedades comerciais e experimentais de híbridos Dekalb e, também, foi abordado as metodologias adotadas para avaliação das variedades no terreno. Uma variedade experimental só passa a comercial se, nas nossas condições, se venha a revelar superior a outras já existentes.

Gostaríamos agradecer a todos lavradores, prestadores de serviços e outros interessados a participação entusiasta nestes dias de campo que foram muito produtivos.