Influência da alimentação animal na qualidade do leite | Informações Técnicas


Com o novo paradigma que nos deparamos na produção de leite nos Açores, com a consequente baixa no preço do leite por parte dos industriais, torna-se imperativo recorrer a novas maneiras de formular, em termos de alimentos compostos para vacas leiteiras (Rações).

Assim sendo, a Cooperativa União Agrícola, através da sua Fábrica de Rações Santana, decidiu implementar novos sistemas de formulação, recorrendo a novos meios técnicos e tecnológicos na formulação e produção de rações.

Desta forma, a partir do mês de Outubro, recorremos à utilização de aminoácidos na formulação, em vez de formular com base na "proteína bruta", permitindo assim melhorar a produção, reprodução, gordura, e proteína do leite, para alem de outras vantagens como a sustentabilidade ambiental e competitividade.

Ao longo do mês de Outubro, os técnicos das Rações Santana, acompanharam a evolução dos resultados da classificação do SERCLA e pudemos concluir que os resultados foram altamente positivos.

Assim, e depois de feitas as contas, em 60 produtores, podemos concluir que, em apenas 30 dias os aumentos registados foram consideráveis, na ordem dos 2,2 décimos de gordura (T.B), e de 1,4 décimos de proteína (T.P), o que dá um resultado, em termos práticos de 2$19 (dois escudos e dezanove centavos), mais de 1 cêntimo por litro de leite.

É desta forma que, a C.U.A e as Rações Santana pretendem colaborar, para aumentar o rendimento dos produtores de leite, nossos associados, compensando assim, parcial ou totalmente as baixas do preço do leite já verificadas, uma vez que estas alterações não acarretam custos para os produtores, visto que a C.U.A não fez incidir os custos da nova formulação no preço das rações. Basta os produtores de leite consumirem as Rações Santana para obterem mais valias no rendimento das suas explorações através do aumento do preço do leite por eles produzido.

Vamos continuar a implementar novas medidas em termos de nutrição, com o objectivo final de valorizar cada vez mais o leite produzido pelos nossos associados aproveitando ao máximo a evolução positiva que a ciência da Nutrição tem sofrido nos últimos tempos.

 

Engº Luís Rodrigues

(Diretor de Produção)