Espaço NOVADAN (Parte I) - Lavagem e desinfeção da máquina de ordenha e do tanque do leite | Informações Técnicas


A lavagem e desinfeção da máquina de ordenha e do tanque do leite são normalmente efetuados com sistemas que se designam por CIP - cleaning in place. Isto quer dizer que existe um sistema de lavagem instalado na linha, mais ou menos automático e com circulação fechada.

Uma boa lavagem e desinfeção destes sistemas estão dependentes de 4 fatores que se relacionam:

1.            Tempo de lavagem

2.            Ação mecânica

3.            Temperatura

4.            Químico

 

Relativamente aos dois primeiros - tempo de lavagem e ação mecânica, normalmente utilizamos as definições do fabricante do equipamento e não procedemos a alterações. No entanto podemos trabalhar a temperatura e o produto químico que utilizamos para conseguirmos um bom resultado.

Temperatura - tal como quando lavamos a loiça com água quente, também é mais fácil lavar o equipamento de ordenha com água quente, especialmente para remover a gordura - "manteiga". No final da circulação do detergente, a água deve estar a pelo menos 40ºc, caso contrário não podemos considerar que foi feita uma lavagem a quente. Quando não é prático utilizar água quente, então podemos alterar o tipo de químico ou a sua dose para uma lavagem e desinfeção eficaz.

Químicos - Relativamente ao químico, existem dois tipos de produtos - Alcalinos (Perfect Alka e AL CUA) e Ácidos (ACIR e AC CUA). Os alcalinos (normalmente em embalagens azuis ou amarelas) são muito bons para limpar a gordura e a proteína. Já os ácidos (normalmente em embalagens vermelhas) são muito bons para remover depósitos minerais, como a "pedra do leite".

Os produtos alcalinos contêm habitualmente cloro, sendo estes produtos chamados alcalino-clorados, como é o caso do Perfect Alka. Além da remoção da sujidade também fazem a desinfeção do sistema. Não esquecer que mais importante que a desinfeção é a limpeza - não conseguimos desinfetar uma superfície suja! 

Normalmente utiliza-se mais frequentemente o detergente alcalino - "diário" do que o ácido - "semanal". O uso do ácido deve ser ajustado de acordo com a dureza da água e o teor específico de minerais. Como em São Miguel a água nunca tem dureza elevada, é suficiente, na maior parte dos casos, utilizar o ácido uma ou duas vezes por semana.

Existem várias formulações no mercado, com diferentes composições e diferentes doses de utilização. É muito importante utilizar os produtos de acordo com a recomendação do fabricante.

Quando comparamos produtos diferentes é muito importante não esquecer a dose recomendada. O produto mais barato por litro ou kilo pode ser muito mais caro na utilização, do que por exemplo o Perfect Alka ou o ACIR, que são produtos altamente concentrados e com uma dose de utilização muito baixa - 0,5%. Ou seja, para uma lavagem com 50 litros de água apenas precisamos de 250 ml de produto.

Convém não esquecer que nunca se deve misturar detergentes alcalinos e ácidos, assim como os produtos devem ser manuseados com cuidado, especialmente para evitar salpicos na pele ou nos olhos.

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário - NOVADAN