O sucesso da exploração começa com as novilhas de reposição | Informações Técnicas


O período de reprodução e criação representa entre 15 a 20 dos custos totais de uma exploração de gado leiteiro. A comida é o componente mais importante e representa entre 60 a 70 dos custos totais durante esta fase.

Há uma relação positiva entre o peso vivo ao primeiro parto e produção leiteira. É portanto, importante monitorar o peso vivo e a altura das novilhas. (idade ao primeiro parto 23 meses).

 

Nascimento e ingestão

de colostro.

A eficácia ideal de absorção de colostro ocorre durante as primeiras 4 horas, a partir de 6 horas diminui a taxa de absorção de anticorpos. Deve-se administrar entre 10 a 12 % do peso da carne. Assim, temos uma transferência adequada da imunidade da vaca para o bezerro.

Efeitos de colostro a longo prazo: maior ganho de peso diário, menos problemas de saúde, idade à primeira inseminação mais precoce, baixa taxa de substituição e maior produção de leite na segunda lactação.

 

Fase de crescimento.

120 kg de peso vivo até

o primeiro parto

O desafio neste estágio é alcançar crescimento elevado, evitando a gordura de novilhas. A recomendação para esta fase é um ganho médio diário de 800 a 900 g/dia. Como um estimulante para o crescimento, ou seja, um bom desenvolvimento ósseo e muscular, recomendamos para novilhas a  partir de 120 Kg de  peso vivo até dois meses antes do parto: 

 

NATURBLACK 500 COX

É um complemento natural mineral em forma de bloco, formulado com ingredientes ativos extraídos de plantas com contribuição nutricional simplificada. Melhora a condição das novilhas com prevalência de Criptosporídeos, Coccidios e Clostideos.

Como usar: disponibilizar livremente às novilhas. Um bloco por 15 novilhas, garantindo que o bloco não se encontre em contato com o solo para que possam lamber facilmente.

Durante o primeiro período de transição das novilhas, a partir de 60 dias antes do parto e até 30 dias pós-parto, recomenda-se colocar à disposição das novilhas de:

 

GLICOL COX

O uso deste bloco de energia diminui a produção de corpos cetônicos, regula os níveis de glicose no sangue, regula o pH ruminal, melhor preparação do úbere para a produção,promove melhores arranques de lactação.

 Em casos de prevalência de Cryptosporidium, Coccidios e Clostridios, reduz o nível de infestação da novilha e repele as pragas como insetos e carraças.

 

Criação de novilhas

sob condições de pastoreio

Não é aconselhável introduzir novilhas nos pastos antes dos  7 meses de idade (preste especial atenção ao programa de desparasitação).

O objectivo é fazer crescer um mínimo de 0,800 Kg por dia durante o período de pastoreio que pode durar entre 150 e 210 dias dependendo muito das condições climatéricas .

 A produção normal de forragens ronda as 11 toneladas de MS/ha, sendo que para produzir uma Ton. de matéria verde temos um consumo de fósforo no solo 6 Kg e 23 Kg de potássio, que deve ser repostos com fertilizantes. O consumo de erva verde por dia ronda cerca de 3% do peso vivo da novilha.

Se a qualidade das pastagens não é adequada, recomendamos o uso dos baldes durante a fase de crescimento até a 2 meses antes do parto:

 

NUTRILYX MAG VITALITY

O uso deste balde reduz o stress de calor, é uma fonte de energia imediata, promove a  ingestão de matéria seca e aumenta a digestibilidade da fibra.

Como usar: Deixe o balde a livre disposição dos animais ao lado de um ponto de água. 1 balde cada 15 novilhas. Consumo de aproximadamente 200 g/dia.

Durante o período que antecede o parto, 60 dias antes até 30 dias pós-parto, administrar os  baldes:

 

NUTRILYX PRÉ POST

PART COX

Este balde fornece uma fonte de energia imediata, prevene cetose e acidose, intoxicações ruminais, melhora a ingestão e digestibilidade da fibra e controla a incidência de coccidiose, criptosporidiose e Clostridiose.

Como usar: Deixe o balde a livre disposição dos animais ao lado de um ponto de água. 1 balde para 15 novilhas. Consumo de aproximadamente 200 g/dia.