Nem todos os aditivos para chorume são iguais | Informações Técnicas


O Nova Optimizer é um dos poucos aditivos para chorume com efeito comprovado cujos resultados foram demonstrados cientificamente através de testes laboratoriais. Apesar de existirem aditivos para o chorume há mais de 20 anos, o Nova Optimizer é um produto de nova geração, composto por um tipo de minerais especial e com uma preparação específica.

O efeito de troca de iões eficaz melhora o ambiente

Com este produto adicionado ao chorume, os nutrientes são libertados mediante um processo lento, dando às plantas uma maior probabilidade de os utilizar. Tal impede que uma grande proporção dos nutrientes se perca nas águas subterrâneas. O Nova Optimizer substitui os iões negativos por iões positivos, o que significa a ligação do amoníaco ao chorume, reduzindo significativamente a sua evaporação e minimizando a poluição atmosférica.

Maior redução do odor e do amoníaco

O Nova Optimizer reduz a emissão de amoníaco até 25%, o mesmo se aplica aos odores desagradáveis. Estes resultados foram obtidos em testes efetuados em laboratório e em estábulos.

Vantagens da utilização do Nova Optimizer

Com o Nova Optimizer conseguimos reduzir os odores desagradáveis nos arredores da exploração e do tanque do chorume e dos campos onde é espalhado. A redução do amoníaco no ar do estábulo melhora as condições de trabalho, assim como tem um impacto positivo na saúde respiratória dos animais. Ao reduzir o cheiro no momento de espalhar o chorume, o Nova Optimizer apresenta-se como uma excelente ferramenta para diminuir o incómodo causado aos vizinhos.

Uma mais-valia para o agricultor

O Nova Optimizer torna o chorume mais líquido, uma vez que a areia e as partes mais sólidas do chorume são misturadas e distribuídas pela restante massa, prevenindo a sedimentação. Este facto leva a uma gestão do chorume mais fácil, com melhor esvaziamento dos canais, evitando a deposição no fundo da fossa e reduzindo a necessidade de agitação do tanque, uma vez que o chorume se mantêm mais homogéneo.

Aplicação

A dose de Nova Optimizer é de 20 g por m3 de chorume. O produto pode ser aplicado semanalmente dentro do estábulo, dissolvendo a quantidade de produto necessária para uma semana de produção de chorume. O produto pode também ser aplicado diretamente na fossa, mantendo a mesma dose. Escolhendo fazer a aplicação no estábulo, deve ser na primeira aplicação também colocado produto na fossa para a quantidade de chorume que já lá está. A aplicação regular no estábulo aumenta mais a fixação de amoníaco no chorume que a aplicação na fossa.

Vantagens

- Reduz os maus cheiros no estábulo, fossa e no espalhamento;

- Aumenta a quantidade de azoto no chorume, valorizando a sua capacidade como fertilizante;

- Ao tornar o chorume mais homogéneo também a sua capacidade fertilizante é mais homogénea, levando a crescimentos das plantas mais regular;

- Facilita o escoamento para fossa;

- Reduz a quantidade de sedimentos que se depositam e a utilização contínua dissolve o chorume que se acumula no fundo e paredes da fossa.

- Reduz o tempo e a frequência com que é necessário agitar a fossa. 

Por estes motivos, Nova Optimizer é um produto destinado a diminuir o incómodo do causado pelo mau cheiro aos vizinhos, melhorar a fertilização do solo e diminuir a carga de trabalho na agitação e esvaziamento da fossa.

 

Rui Cepeda

Novadan