Espaço NOVADAN - Secantes Nova X-Dry e SANI | Informações Técnicas


A estabulação dos animais, adultos ou jovens, apresenta uma série de vantagens mas também potenciais riscos. Um dos principais acontece por aumento da densidade dos animais, levando a um ambiente mais contaminado, mais quente e mais húmido.

Estas condições levam a um enorme aumento da quantidade de bactérias e agentes patogénicos à volta dos animais, o que aumenta o risco de várias doenças, principalmente mastites e problemas de cascos nos animais adultos e diarreia e pneumonias em vitelas.

Torna-se portanto importante utilizar medidas para reduzir ou controlar estes riscos, desde impedir a acumulação de líquidos por uma boa construção dos pavilhões, permitindo uma boa drenagem, pelo arejamento dos espaços, reduzindo o cheiro a amoníaco e uma das soluções mais comuns é a utilização de um pó secante.

Existindo um viteleiro, torna-se indispensável utilizar um material secante. As vitelas apresentam uma grande resistência ao frio, desde que estejam secas. Uma cama húmida faz com que o animal utilize uma grande parte da energia que consome para se manter quente, atrasando o crescimento e aumentando o risco de pneumonias.

Já as vacas adultas necessitam de especial cuidado, particularmente se existirem logettes com borracha. A borracha mantem a humidade na sua superfície, criando as condições perfeitas para o desenvolvimento de bactérias. A aplicação de um material secante no terço final da cama irá permitir uma redução do risco de mastite assim como reduzir a abrasão da borracha nas articulações dos animais.

Podem ser utilizados vários materiais para este fim, no entanto um bom secante deve primeiramente ser limpo, com boa capacidade de absorção de água e amoníaco, e não causar danos ou ser agressivo para a pele do animal ou aplicador.

As aparas de madeira ou o "farelo" são por vezes utilizadas como material de cama, mas podem ser problemáticas. Podem apresentar bastante contaminação bacteriana à chegada à exploração e como são matéria orgânica servem como "alimento" para as bactérias. Uma vez que as bactérias prosperam em ambientes com bastante humidade e alguma temperatura, quanto mais verde e húmida estiver a madeira, maior é o risco. Além do mais, a capacidade de absorção de água é muito limitada, ficando facilmente empapadas, que associado ao calor libertado pelos animais cria condições para grandes crescimentos bacterianos, podendo-se tornar um grave problema e um foco de contaminação.

Outro dos materiais que por vezes vemos ser utilizado é o corretivo do solo. O corretivo é um agente alcalinizante do solo, o que vai fazer que seja extramente agressivo para a pele, especialmente em zonas sensíveis, como o úbere e as articulações. A sua capacidade de absorção de água não é muito impressionante e facilmente faz uma pasta que se cola à pele do animal, levando depois à acumulação de mais sujidade e vemos os animais muito sujos no quarto traseiro.

A Novadan possui dois produtos formulados para utilização como secante de cama: Noxa X-Dry e Nova Sani. Ambos os produtos tem como principais ingredientes minerais, fibra vegetal tratada e óleos essenciais. Das suas características destacam-se:

 

- Grande capacidade de absorção de água

- Utilização de ingredientes naturais (óleos essenciais) que controlam o crescimento bacteriano.

- pH neutro, sem qualquer agressividade para a pele, mesmo as zonas mais sensíveis.

- Torna o chão menos escorregadio e não tem qualquer efeito negativo no chorume.

- Reduz a quantidade de amoníaco no ar, tornando o ambiente mais agradável e saudável para os animais.

- A sua apresentação em sacos fechados de 25 Kg garantem a higiene do produto, a sua não contaminação e está sempre com a textura certa, numa ficando empedrado dentro do saco.

Comparando os dois produtos, Nova X-Dry apresenta uma maior quantidade de fibra tratada, tendo por isso uma maior capacidade de absorção de água. Tem também mais textura, dando um pouco mais de conforto aos animais quando aplicado na borracha.

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário - Novadan