Rentabilidade da exploração e cetose | Informações Técnicas


Decorreu no passado dia 30 de Outubro o encontro "Rentabilidade e Cetose na exploração de leite". Organizado pela Cooperativa União Agrícola e pela Elanco, foram muitos os agricultores presentes neste evento.

Face aos desafios que as explorações de leite enfrentam, a rentabilidade das explorações está na ordem do dia. Neste encontro foram enunciadas 5 simples recomendações com impacto na rentabilidade da exploração: primeiro, há que optimizar a capacidade da exploração, saber qual o número ideal de animais de uma exploração. Por um lado, permite-nos diluir os custos fixos, mas por outro evitar a sobrelotação com os problemas que daí possam surgir.

Em segundo lugar, há que minimizar o impacto das vacas menos produtivas. Temos de conhecer as vacas de um ponto de vista económico e saber quando as refugar. O refugo não é um custo, mas uma oportunidade de substituir um animal por outro que nos dê mais dinheiro.

Depois, temos de saber que quando cortamos custos, podemos estar a perder mais dinheiro do que o que poupamos. O fundamental é que as vacas não sintam os cortes de custos que fazemos...

Temos ainda que ter muita atenção ao Rendimento depois de retirar a alimentação (IOFC - Income over feed cost) . Ganhos (Leite) - Gastos (Alimentação)= IOFC. Este parâmetro é fundamental para sabermos o que estamos a ganhar (ou perder...) com cada vaca. Vai nos ajudar a saber quando substituir uma vaca, mas também a avaliar ao longo do tempo a nossa rentabilidade.

Por último, temos de fazer com que as vacas param saudáveis. A época de transição, é fundamental para uma boa lactação.

No capítulo da vaca recém-parida, a Cetose é uma das mais importantes doenças de transição. Na cetose subclínica, onde o animal não está aparentemente doente, aumenta a probabilidade da vaca sofrer de outras patologias, como deslocamentos de abomaso, quistos ováricos, metrites, etc... É também muito comum. Tudo isto faz com que seja uma doença muito cara para o produtor de leite. Por outro lado, existem várias estratégias para combater a cetose, de forma rentável e eficaz.

Resumidamente, o produtor de leite precisa de saber de vários e numerosos capítulos para ser bem sucedido num sector cada vez mais competitivo e exigente. A Elanco oferece soluções para os produtores de leite, tendo sempre em vista a rentabilidade da exploração. Como tal, agradecemos à Cooperativa União Agrícola, e a todos os associados presentes, a oportunidade de contribuir para uma exploração de leite mais rentável.

 

João Domingos

Área de Ruminantes - Elanco