Apresentação Semex: O fim do início da era Genómica | Informações Técnicas


Realizou-se na sede da AASM mais uma apresentação da SEMEX PORTUGAL, que contou com a sala cheia de produtores, para ouvir o Engº Horacio Larrea, António e Gonçalo Rebelo de Andrade.

Sempre com a preocupação de trazer novidades sobre o rumo do sector produtivo leiteiro fez-se uma atualização da visão da Semex sobre o futuro da produção de leite, e o que se passa pelo mundo fora. Foram abordados os seguintes temas principais:

1. A Genómica alterou as regras do jogo e mudou teses do passado em genética. Veio para ficar e domina as vendas em todo o mundo.

2. Com a Genómica o progresso genético é muito mais rápido e com o recurso à FIV (Fecundação in Vitro) altamente desenvolvida na Bovitec (Semex), fazem-se embriões de vitelas com 4 meses de idade e pais de 8 meses. Estes embriões são genotipados e aplicados nas dadoras da Semex a um ritmo de 200 por semana. Naturalmente que apenas os melhores e os mais diversificados são usados.

3. O programa de dadoras da Semex chama-se Progenesis no qual o Horacio tem importante intervenção.

4. Hoje em dia procura-se (a um ritmo elevadíssimo) a melhoria da eficiência das vacas sendo que se caminha para animais de tamanho médio, que tenham saúde e sejam cada vez melhores em eficiência alimentar.

5. Fala-se que dentro de alguns anos haverá vacarias a produzir 70 litros de média por vaca (com 50/55 já as há nos EUA).

6. Não se podem ter vacas más no rebanho e a era Genómica com as novas ferramentas que a Semex desenvolveu permitem atingir este objetivo com um grau de profissionalismo e eficácia nunca dantes visto.

7. O ritmo com que surgem melhores touros é muito elevado, fazendo com que a sua rotação seja muito grande, para acompanhar o progresso.

Como se disse, a nova era tecnológica originou ferramentas preparadas para trabalhar com os novos conceitos mais evoluídas com a vantagem de dar uma ajuda preciosa ao produtor na escolha dos touros e na identificação das vacas que merecem ficar na exploração para ser mães da futura reposição.

A SEMEX desenvolveu o software SEMEX SOLUTIONS em que António, especialista da Semex nesta tecnologia, teve a oportunidade de fazer uma apresentação a todos os presentes, gerando uma troca de opiniões e perguntas muito interessantes às quais o Horácio e todos colaboraram nos esclarecimentos. SEMEX SOLUTIONS visa ajudar o produtor a tomar as suas decisões, e inclui vários temas como SEMEX WORKS (Cria índice do produtor), COW VIEW (Dá o Panorama do Efetivo), OPTIMATE (Fazem emparelhamentos e estimam os benefícios esperados, utilizando os touros que mais progresso genético atingem), ELEVATE (Define os animais a genotipar com base na estratégia da exploração).

Destaques do programa:

a. Estabelece um índice para cada exploração em função dos objetivos que o produtor define para o futuro EM FUNÇÃO DA SUA REALIDADE. Quanto mais claro este objetivo mais consequente é o melhoramento.

b. O programa trabalha com dados completos dos pedigrees e entra em linha de conta com os indicadores de custo relevantes para que o resultado final seja mais válido e muito profissional. 

c. Identifica as vacas mais interessantes pelo método do Parent Average (Pedigrees), um método muito confiável, pois na prática os valores que o programa encontra para cada animal estão muito próximos dos valores resultantes da genotipagem, como foi possível demonstrar com vários casos concretos já obtidos em Portugal.

d. O produtor pode definir os seus critérios e a importância que dá a cada caractere, seja produção, saúde ou conformação. E dentro destes pode ainda escolher os mais importantes.

e. Acesso a uma genotipagem extremamente fácil e rápida (ELEVATE), sem papéis (ver anexo). Aconselhamos a Genotipar apenas os melhores animais caso se pretenda multiplica-los. E a usar os melhores touros nas vacas selecionadas, pois assim se obtêm os melhores resultados.

f. Cada vez mais se usa sémen sexado de qualidade para produzir fêmeas das melhores novilhas e evitar que as vacas menos boas sejam mães das futuras gerações.

g. O produtor do futuro não pode ter más vacas, as que são a origem dos prejuízos. A Vaca é a máquina de produzir e descurar este ponto é não avançar. 

h. Com o SEMEX SOLUTIONS descobrem-se touros que nunca se pensou usar, pela simples razão que satisfazem melhor os objetivos definidos. E permite que o produtor veja a evolução da sua exploração em termos genéticos, geração após geração.

i. É possível dividir o efetivo em classes conforme o produtor o deseja. Vacas destinadas a concurso para usar com touros para esse fim, vacas destinadas a dar o máximo leite com saúde, eficiência alimentar, etc.

j. Foram apresentados resultados reais de filhas de touros Immunity+ demonstrando que este produto (um exclusivo Semex), reduz de facto as doenças na exploração pois transmite imunidade via genética. Grandes vacarias de renome mundial optaram por usar também touros Immunity+, com enorme contributo para um efetivo saudável.

No final o Horácio fez uma breve análise dos touros que a Semex forneceu para a época 2019/2020, a que se seguiu um convívio muito agradável com os presentes.

 Gonçalo Rebelo de Andrade