Desafios com que a produção leiteira se depara | Informações Técnicas


Os prejuízos associados são conhecidos e reconhecidos, sendo a diminuição da produção o resultado imediato e visível da mastite, associada a uma possível perda de tecido mamário, perda do quarto afetado ou mesmo do animal. Assume-se assim como a doença de produção mais cara na indústria do leite, causando um encargo financeiro considerável em termos de tratamento veterinário, fertilidade reduzida, trabalho extra e produção de leite reduzida.

Nas últimas décadas, houve uma grande redução na incidência clínica de mastite, acompanhada por uma mudança na importância relativa e absoluta de diferentes agentes patogénicos. Escherichia coli e Streptococcus uberis são agora duas das causas mais comuns de mastite bovina e sendo um problema crescente em rebanhos com baixa contagem de células somáticas, o que demonstra uma redução das mastites contagiosas e um aumento das mastites de origem ambiental. Para esta alteração epidemiológica da mastite, muito contribuiu a implementação de planos de controlo, que demonstram ter grande impacto nas mastites contagiosas, mas menor nas de origem ambiental.

Os cuidados com o úbere apresentam-se assim, como fulcrais para o bom desempenho do animal e inevitavelmente da própria exploração.

Os desinfetantes dos tetos desempenham um papel importante num programa de controlo de mastite. Diversos estudos têm demonstrado que a desinfeção pré e pós-ordenha pode reduzir a incidência de mastite clínica causada por bactérias contagiosas em 50%, e por bactérias ambientais em 24%.

Muitos dos desinfetantes de tetos contêm uma mistura de diferentes ingredientes. A combinação desses ingredientes é crucial, pois devem garantir que a desinfeção é maximizada ao mesmo tempo que a irritação da pele é minimizada. Portanto, o princípio ativo, pH, condicionadores da pele e surfactantes devem ser equilibrados para criar um produto desinfetante de tetos eficaz.

Um princípio ativo muito utilizado é o ácido láctico, com acção comprovada frente a diversos agentes.

A Novadan possui no seu portfolio o VIRI TE DIP, uma fórmula única, tendo por base o ácido láctico, mas a qual também inclui uma alta concentração de glicerina que promove uma pele macia, a par de óleos essenciais, nomeadamente de oregão que possui um efeito repelente de moscas e alantoína que ajuda à cicatrização de feridas, possuindo paralelamente uma acção hidratante e queratolítica.

VIRI TE DIP apresenta-se assim, como uma escolha acertada para a prevenção de mastites e consequentemente para a melhoria da performance da sua produção! Prevenir é ganhar!

 

Eng. João Pereira

 

Referências:

Bradley, Andrew. (2002). Bovine Mastitis: An Evolving Disease. Veterinary journal (London, England : 1997). 164. 116-28. 10.1053/tvjl.2002.0724.

Fitzpatrick SR, Garvey M, Jordan K, Flynn J, O'Brien B, Gleeson D (2019) Screening commercial teat disinfectants against bacteria isolated from bovine milk using disk diffusion, Veterinary World, 12(5): 629-637.

Hinchkliff, K.W. (2000). Veterinary Medicine. 9th Edn,

ELBS-Bailliere Tindal, London pp: 563-618.

Schroeder J. (2010). Mastitis Control Programs: Bovine

Mastitis and Milking Management. Extension Bulletin as-

1129: North Dakota State University