Silenergi | Informações Técnicas


Como sabemos, os principais custos nas nossas explorações leiteiras estão relacionados com a alimentação, representando mais de 50 % do valor dos custos totais.

A condução da silagem hoje influência as performances técnicas e económicas das explorações de amanhã, uma vez que o custo das forragens tem um impacto económico muito significativo nas contas de uma exploração. Por isso os produtores de leite devem ter como objetivo produzir forragens de qualidade e em bom estado de conservação.

A ensilagem é um processo natural de conservação das forragens húmidas por uma fermentação láctica anaeróbica. A sua implementação necessita um trabalho de qualidade, pois quando assim não acontece a silagem pode ser um vetor de proliferação de bactérias suscetíveis de prejudicar a saúde dos animais ou a qualidade do leite.

As precauções que iremos numerar abaixo permitem evitar a contaminação da silagem pelas bactérias e esporos butíricos.

1. Recolher o menos possível de terra para evitar a contaminação da matéria-prima;

2. Obter rapidamente uma acidez suficiente (pH máximo = 4)

a. Colher quando a forragem é rica em açúcares para fermentar bem e rápido (Erva - Primeira espiga no campo; Milho - grão pastoso). Relativamente à matéria-seca deverá ser estar entre 30 a 35% para o milho e 25 a 35% para a erva;

b. Conservante se o teor de açúcar é baixo e limita a fermentação rápida (recolha tardia, mistura rica em leguminosas);

c. Deverá ser bem compactada de forma a retirar o ar que impede as fermentações e promove o aparecimento de material podre;

d. Fecho rápido e hermético do silo.

Como anteriormente foi realçado e tendo como grande objetivo a máxima rentabilidade de uma Exploração Agrícola é muito importante a produção de forragens com a máxima qualidade nutricional e sanitária (ausência de bolores e fungos), pois uma boa sanidade das forragens irá prevenir vários problemas relacionados com as micotoxinas tais como por exemplo: problemas de patas, fertilidade e ainda problemas hepáticos.

O Silenergi é um conservante para silagem de milho, erva, luzerna e outras forragens verdes que têm na sua constituição ácido fórmico e açúcares. O ácido fórmico quando utilizado em silagens apresenta um efeito desidratante, bactericida e preservativo devido ao aumento da concentração hidrogeniónica do meio, promovendo rápida diminuição do pH, consequentemente inibindo as fermentações indesejáveis e promovendo a ação das bactérias anaeróbias responsáveis pelas fermentações desejáveis que se desenvolvam mais rapidamente à medida que os açúcares que revestem os microgrânulos da associação de ácido fórmico com o cálcio servirão de alimento a estas mesmas bactérias.

O Silenergi têm com principal objetivo:

- Aumentar o valor energético das forragens;

- Limitar as fermentações aeróbias (indesejáveis);

- Favorecer o mais rápido abaixamento possível do pH do silo devido à ação do ácido fórmico;

- Fornecer através dos açúcares alimento às bactérias que irão realizar as fermentações lácticas importantes para a conservação;

- Potenciar a conservação correta das forragens.

A utilização do produto é feita através da aplicação de uma pequena camada que deverá ser espalhada de forma homogénea no silo entre cada atrelado de silagem, devendo a aplicação ser feita com a mão o mais próxima possível da superfície do silo e de costas para o vento, de modo a evitar perdas. No final quando a estrutura do monte ou trincheira estiver completa deverá ser aplicada uma camada generosa em toda a superfície de modo a haver uma melhor conservação das zonas superiores e laterais sempre mais suscetíveis ao aparecimento bolores ou fungos. Com uma boa aplicação do produto e seguindo todas as boas práticas ligadas à colheita podemos obter uma silagem com uma boa qualidade em todo o silo como podemos comprovar na "Imagem 3 e 4" onde temos um silo onde foi aplicado o produto.

O grande interesse no Silenergi prendesse principalmente com a sua formulação e resultados, visto que é um produto que na sua constituição possui tanto um acidificante como é o caso do ácido fórmico, mas aliando também os açúcares já referidos anteriormente que irão em conjunto permitir uma ação mais rápida e de melhor qualidade. Este tipo de produto acaba deste modo por ser um investimento na preservação da boa qualidade dos alimentos produzidos com efeitos notórios na prevenção de vários outros problemas.

Para qualquer esclarecimento contactar: Eng. Alexandre Rego (931792147).