O uso de inoculantes para melhorar a qualidade das silagens | Informações Técnicas


A ensilagem é uma importante actividade nas nossas explorações agrícolas, na medida em que é a partir dela que vamos conservar a qualidade das nossas forragens. Embora, a fermentação ocorra de uma forma natural, resultante da multiplicação das bactérias existentes na planta, a velocidade e a eficiência na fermentação (diminuição do pH) é variável, uma vez que dependerá do número e do tipo de bactérias produtoras de ácido láctico presentes na forrageira. A velocidade com que se consegue diminuir o pH irá afectar na quantidade de açúcares utilizados pelas bactérias, na conservação da proteína verdadeira, na quantidade de ácidos láctico e acético, e etanol, e na qualidade da silagem.

Uma diminuição rápida do pH consegue-se ao utilizar-mos inoculantes, os quais tornaram o processo de fermentação da silagem mais eficiente, melhorando a palatabilidade e o valor nutritivo da silagem.

Tem sido inúmeras as investigações realizadas nesta área, as quais têm demonstrado que para além da melhoria na conservação da forrageira, os inoculantes reduzem as perdas na silagem, melhoram a digestibilidade da silagem, aumentam a ingestão de silagem e aumentam a produção de leite.

 

O que são inoculantes para a silagem?

Os inoculantes contêm bactérias seleccionadas para dominar a fermentação das culturas no silo. Os inoculantes estão divididos em categorias dependendo de como fermentam um açúcar comum na planta, a glucose. Os homofermentadores produzem só ácido láctico e dentro destes encontram-se espécies de Lactobacillus, como por exemplo Lactobacillus plantarum, e espécies de Pediococcus e de Enterococcus. A outra categoria, são os heterofermentadores que produzem ácido láctico, ácido acético ou etanol, e dióxido de carbono. Lactobacillus buchneri é o melhor exemplo de uma bactéria heterofermentadora.

Qual é a diferença dos

microrganismos

homofermentativos

e heterofermentativos

na silagem?

Os homofermentativos são mais eficientes no uso da energia do que os heterofermentativos. Durante a homofermentação, existe uma maior recuperação da matéria seca e uma menor perda de energia na silagem.

O pH no final da fermentação é mais alto quando este processo é dominado pelas heterofermentadoras.

 

Quando é que se deve utilizar um inoculante homofermentativo?

Os inoculantes homofermentativos são a melhor escolha quando se quer melhorar a qualidade do alimento em qualquer tipo de silagem. Os inoculantes homofermentativos aumentam a recuperação de matéria seca de um silo bem preparado, pois a fermentação é muito mais eficiente.

Embora ainda não se encontro muito bem estudado, os inoculantes homofermentativos, quando dominam a fermentação, levam a uma melhoria da condição animal entre 3 a 5%.

Quando é que se deve utilizar Lactobacillus buchneri

(heterofermentativo)?

A maior concentração de ácido acético produzido por estes inoculantes leva a uma redução no crescimento das leveduras e fungos, diminuindo o aquecimento e o apodrecimento da silagem. No entanto, é importante reconhecer que muitos problemas de aquecimento podem ser resultado de outros aspectos, tais como ensilar culturas muito secas, uma baixa densidade no silo, um deficiente fecho do silo e/ou a remoção de silagem superior à que se vai utilizar para alimentar os animais.

Na situação de estarmos na presença de um bom maneio do silo, poderá existir problemas de aquecimento durante a remoção da silagem de milho, especialmente no verão. A aplicação antecipada de L. bucheneri ou uma combinação de inoculantes, evitará a existência de problemas de apodrecimento e aquecimento da silagem, alargando, por conseguinte, a "vida" do silo.

 

Quais são as doses correctas?

A informação que se encontra nas etiquetas dos inoculantes é muito variável e torna-se difícil comparar produtos. O importante é saber qual a quantidade de bactérias produtoras de ácido láctico vivas são precisas para uma unidade de forragem (doses de inoculação). Deve-se comprar um produto que assegure pelo menos 90 biliões de bactérias produtoras de ácido láctico vivas por tonelada de forragem.

 

Existe diferença na eficiência entre produtos em pó e líquidos?

Alguns inoculantes são aplicados em pó e existem outros que são diluídos em água e, depois, aplicados na forragem.

Tanto os produtos em pó como os líquidos são eficientes. No entanto, visto que estas bactérias não se podem mover, um produto aplicado em líquido na cultura no momento em que se colhe a forragem proporciona uma melhor distribuição do inoculante. Para além disso, as bactérias no produto líquido podem iniciar a sua função mais rápido que um produto em pó, onde as bactérias necessitaram de ser humedecidas pela seiva da planta antes de iniciar o seu crescimento.

 

Posso usar o produto

no próximo ano?

Não, se o pacote encontra-se aberto. Os pacotes abertos devem ser utilizados no momento, porque os inoculantes absorvem humidade, levando as bactérias à morte.

Sim, se possui pacotes que não foram abertos. Estes inoculantes que se arrumam de um ano para o outro deverão ser armazenados no frigorífico ou no congelador até que sejam utilizados.

 

Eng.º Nuno Dias

 

Fonte: CONTRERAS-GEVEA, F., MUCK, R. (2006). Inoculantes

Microbiales para ensilaje. University of Wisconsin Board of Regents.