Avaliação Genética Média Parental/Genotipagem | Informações Técnicas


A avaliação genética é um processo de previsão do valor genético dos animais. Nos bovinos leiteiros, a avaliação genética é importante para identificar os animais de genética superior.

Para este efeito, é fundamental o uso de metodologias adequadas para um rápido e eficaz melhoramento do efetivo, uma vez que os seus resultados possibilitam identificar com maior precisão os melhores animais que servirão como pais das futuras gerações.

A primeira avaliação genética de um animal é a média parental (PA). Este valor prevê que a genética de um animal é o resultado do valor médio de cada progenitor, isto permite-nos estimar um valor genético antes de ter qualquer dado produtivo, morfológico, ou de descendência, no entanto este é um método que tem baixa fiabilidade.

Atualmente, a genotipagem veio possibilitar o conhecimento mais aprofundado da genética dos animais, através do conhecimento do ADN é possível conhecer, com elevada fiabilidade, quais as características que este realmente herdou dos pais (GTPA), aumentando desta forma a confiança na avaliação genética dos vitelos e vitelas.

Na prática qual é a diferença entre a Média Parental e o Valor Genómico?

A média parental é simplesmente a média do potencial genético entre o pai e a mãe do animal.

Por exemplo, se um touro tem uma prova de +2000 kg para produção de leite e a mãe tem de +1000 kg, então esperáramos que a vitela tenha uma média de produção de leite +1500 kg.

Este valor dá nos uma estimativa base para seleção. Contudo, em cada acasalamento a transmissão de genes é aleatória e estes podem ser transmitidos de maneiras muito diferentes, o que faz com que na prática animais filhos dos mesmos pais tenham valores genéticos diferentes.

Na Figura 1 vemos que dois acasalamentos de dois conjuntos diferentes de pais resultaram em vitelas com exatamente a mesma média parental (+1500 Kg leite). No entanto, após obter os resultados da genotipagem podemos ver o verdadeiro potencial dos genes que lhes foram transmitidos. Neste cenário, verifica-se que a vitela1 recebeu uma combinação de genes que permite um potencial genético de +1750 Kg leite enquanto que a vitela 2 apenas + 1250 Kg leite.

Essa diferença provavelmente seria observada à medida que o animal envelhecesse e fosse calculada a sua prova genética com base nos seus dados produtivos.

Assim sendo, a genotipagem é fundamental para:

- Identificar animais geneticamente inferiores, reduzindo custos de recria, ou direcionando para cruzamentos terminais (Carne).

- Identificar Animais geneticamente superiores utilizados para futuros progenitores.

- Otimizar a seleção dos touros a cruzar com cada novilha, de forma a maximizar progresso genético.

Estes conhecimentos permitem tomar decisões antecipadas, na gestão da exploração, que tem impactos económicos bastante significativo na rentabilidade da exploração.

Henrique Moniz Lourenço