Notícias Genéticas | Informações Técnicas


No passado dia 16 de Abril saíram as segundas avaliações genéticas dos touros Holstein do ano de 2009. Estas novas provas confirmam uma vez mais a qualidade dos touros do catálogo 2009 da Associação Agrícola de São Miguel.

Com a saída das últimas provas os touros que mais se destacaram são os seguintes:

 

ALEXANDER: Com a sua terceira prova, ALEXANDER confirma-se como um especialista em pernas e pés e sistema mamário, aliado a uma produção muito interessante (Leite: +1435 lbs), transmitido pela sua linha materna.

As suas filhas são caracterizadas por terem um estilo leiteiro, mas com pouca largura de peito. Pela informação do genoma, as filhas de ALEXANDER permanecerão por muitas lactações já que tem +2.2 em longevidade e 2.84 em células somáticas. Actualmente este touro é utilizado como pai de touros para testagem.

 

SANCHEZ: Nos EUA, SANCHEZ é o novo nº1 em TIPO, atingindo uma marca fantástica de +4,3 pontos. Com apenas 3 provas este filho de STORMATIC aumentou em +0.4 no TIPO, mas baixou -198 lbs à sua produção. Contudo, este touro apresenta um bom equilíbrio entre leite e produção de gordura. Sobre o ponto de vista morfológico, SANCHEZ transmite todas a qualidades da sua família maternal, sobretudo nas dimensões e força leiteira.

A combinação entre STORMATIC e BW MARSHALL permite obter animais com muito carácter leiteiro, começando as suas filhas a distinguir-se em concurso pecuários. Pode dizer-se que SANCHEZ não tem defeitos tem somente qualidades extremas. Não deve ser inseminado em novilhas.

           

MR. BURNS: Com o aparecimento das suas filhas na terceira lactação, MR. BURNS aumenta significativamente a sua produção de leite, passando de +1243 para +1377 lbs de leite. Dessa forma subiu algumas posições no ranking do TPI.

           

DOLMAN: Aumentou um pouco nos diversos caracteres sendo todos acima de +2 pontos, ora vejamos: pernas e pés tem +2.37; capacidade corporal tem +3.05; carácter leiteiro tem +2.57 e sistema mamário tem +2.08. É de facto um touro sensacional.

 

RIBAGNAC: Este filho de ADDISON, sofreu um aumento do seu valor em TPI, fruto de um aumento da produção das suas filhas para 1954 lbs. Neste momento é o touro com maior produção de leite do catálogo 2009 da AASM.

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico