Notícias Genéticas | Informações Técnicas


No passado mês de Agosto saíram as ultimas actualizações das provas dos touros nos Estados Unidos e no Canadá. Tal como se passou no inicio desde ano nos Estados Unidos, no Canadá introduziu-se pela primeira vez as provas com base nos testes genómicos, resultando em mais alterações do que é normal. Com estes dados aumentou-se consideravelmente a fiabilidade das provas canadianas na saúde, produção e tipo. Contudo os touros que são mais afectados são os que têm poucas filhas na sua prova, uma vez que têm ganhos notáveis na repetibilidade. Para os touros que têm mais de 100 filhas ou com o segundo grupo de filhas sofreram mudanças insignificantes. Destaca-se o touro MR. BURNS que ocupa actualmente a 7ª posição do LPI, com altas produções, bons úberes e as suas vitelas a nascerem muito bonitas. Com a entrada de mais de 600 filhas à prova de DOLMAN, este touro manteve os dados na produção (+1394 Kg de leite) mas baixou um pouco nos valores do tipo.

Já nos Estados Unidos o principal destaque foi a invasão dos filhos de O'MAN (touro da Wold Wide Sires), aparecendo 22 filhos deste touro, nos primeiros 40 do TPI. O'MAN é um filho de MANFRED que durante alguns meses consecutivos, foi o nº1 no TPI, mantendo-se actualmente ainda na 15ª posição. Este verão O'MAN passou a ser designado por touro milionário, uma vez que já produziu mais de 1 milhão de doses de sémen.

 

Apresentação de touros para o ano de 2010

No passado mês de Setembro e pela segunda vez consecutiva houve a apresentação dos touros americanos e italianos no mesmo colóquio. A exposição dos novos touros americanos ficou a cargo, como tem sido habitual à mais de vinte anos, pelo director de marketing da World Wide Sires, Brian Albertoni, enquanto que a apresentação dos touros italianos ficou sobre a responsabilidade do representante português da Semenzoo, Carlos Serra.

Para uma plateia com mais de 100 produtores, Brian Albertoni anunciou a presença pela primeira vez de dois touros genómicos para o catálogo de touros 2010 da Associação Agrícola, são eles o AL e o BOXER. Ambos são o resultado de um cruzamento entre SHOTTLE com GOLDWYN. Para além desta novidade, vamos ter um dos melhores filhos de O'MAN, o touro BRONCO, estando neste momento na 8ª posição do TPI. Com +2 020 lbs de leite, é o filho de O'MAN que produz mais leite, destacando-se ainda +2,58 em tipo, +2,73 em úberes e +1,93 em pernas e pés.

Teremos novamente para 2010 um dos melhores touros do mundo em tipo (+4,11) e para fazer animais para concursos, o SANCHEZ. Este filho de STORMATIC foi considerado o touro mais utilizado, segundo um inquérito feito aos produtores europeus. Também estarão presentes no próximo ano os touros ALEXANDER e JABEZ.

Com um tipo de +3,76, úbere +3,14 e +3,06 em carácter leiteiro o touro HVEZDA é um filho de SEPTEMBER STORM com DURHAM. As suas filhas são muito altas, fortes, profundas e com muito carácter leiteiro. Um outro touro que estará presente no próximo ano será o GABOR, que tem +3,23 em tipo, +2,66 em carácter leiteiro e +2,78 em úberes sendo sem dúvida um touro muito equilibrado. Para o melhoramento massal, o touro seleccionado foi o ROD, um filho de TITANIC com BW MARSHALL que tem filhas com óptimas pernas e pés e muito carácter leiteiro. O touro TOPEKA-P-RED, com pedígri aberto, será a novidade para os produtores que apostam na cor vermelha.

Quanto à Semenzoo, Carlos Serra apresentou-nos no colóquio cinco touros para o ano de 2010. Deste ano transita somente o touro MAYA para o próximo catálogo. Este filho de JOCKO já muito conhecido em São Miguel caracteriza-se por ter filhas muito equilibradas e com bons úberes. Um outro touro será o DE ROSSI, que é um filho de CHAMPION com valores de +2,08 em tipo e +2,22 em úberes. Evidencia-se ainda nas suas filhas as pernas e pés, que são muito rectas e abertas permitindo com que o úbere possa crescer para trás.

Para os produtores que gostam de vacas que produzem muito leite, o touro ARIFOS será uma excelente opção, uma vez que tem +1347 kg de leite. Este filho de MORTY com uma vaca JAMES, é também um especialista em úberes destacando-se um bom ligamento suspensor. Aos produtores que têm problemas com a consanguinidade, o touro FIBRAX é uma boa escolha. Este filho de STEP com uma vaca TUGOLO, tem 100% genética italiana. As suas filhas têm um sistema mamário com muita saúde e que produzem bons teores de gordura e proteína. Finalmente, o representante português do sémen italiano, apresentou-nos a grande estrela do momento na Itália o touro SCOOBY-DUU. Este filho de ALLEN com FORMATION tem filhas altas, com força e muita capacidade corporal. Os úberes (+2,18) têm uma boa inserção anterior, sendo altos e largos na parte posterior, favorecido pela boa abertura das pernas vistas de trás.   

 

Curiosidades:

 

- O touro Maughlin STORM é o primeiro touro Holstein que tem mais de 800 filhas classificadas com Excelente no Canadá;

- O touro Jenny-LOU Marshall  P149 morreu este mês com oito anos, logo após confirmar com um enorme sucesso o segundo grupo de filhas e o aparecimento de algumas novilhas a ganhar prémios em diversos concursos;

- Decorreu entre os dias 21 a 25 de Outubro o 30º Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia na cidade de Aveiro, este ano sem a presença dos animais açorianos, devido ao problema da língua azul que assola o continente português.

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico