Notícias Genéticas | Informações Técnicas


Extraordinariamente no passado mês de Dezembro saíram as últimas provas dos touros internacionais. Com uma calendarização um pouco atípica em 2010, em 2011 passaremos a ter a saída de três provas, uma em cada quatro meses, sendo que a primeira saída das provas será a 5 de Abril, a segunda a 9 de Agosto e a terceira a 6 de Dezembro de 2011.

Depois de um mês de Agosto cheio de novidades devido à entrada de um grande número de touros novos, a ultima saída de provas resume-se pela estabilidade em geral de todos os touros. Contudo só em Dezembro de 2010 entraram mais 138 touros jovens, sendo dos quais 32 filhos de GOLDWYN e 27 filhos de SHOTTLE. Estes dois touros conjuntamente com O'MAN, irão marcar certamente os próximos anos da genética bovina mundial. Porém são os descendentes de GOLDWYN que dominam a lista do TOP 100 em LPI, somando cerca de 18 touros nesta listagem. Neste grupo de touros destaca-se o nº 1 do LPI, JORDAN, que não obstante do aumento do número de filhas, continua com uma prova muito balanceada em todas as áreas. É um touro fácil de ser usado em qualquer exploração, porque tem uma boa produção em leite (+1420 kg), gordura (+69 kg) e proteína (+51 kg), boa facilidade de parto (107) e uma alta vida produtiva das suas filhas (+3.4). Associado a isto tudo, JORDAN, já tem classificado 198 filhas, sendo que 70% delas têm mais de 80 pontos, donde 27 filhas têm mais de 85 pontos, algo de extraordinário para animais na primeira lactação. Contudo ao inseminar os seus animais com JORDAN, aconselha-se que as vacas tenham preferencialmente garupas largas. De igual forma, o seu irmão gémeo JERRICK, aumentou também consideravelmente o seu número de filhas mantendo a sua prova estável.

Um touro que está a aumentar muito a sua popularidade a nível mundial é o STEADY. Este filho de MR SAM apresenta um pedigree um pouco diferente do habitual, nas anteriores provas aumentou na produção de leite, fixando-se agora em +683 kg e melhorou ainda mais a sua prova no sistema mamário, reforçando dessa forma a sua procura ao nível mundial. Não menos popular é o FEVER, que está a deslumbrar os produtores canadianos, pelas fantásticas filhas que tem. Das 127 filhas classificadas no Canadá, 85 % delas têm mais de 80 pontos, donde 20 filhas têm mais de 85 pontos. Isto só evidencia que as suas filhas têm uma excelente conformação, óptimo para quem procura animais para concursos.

Atingindo a 16ª posição do ranking TPI está o touro italiano PAROCAS. Este filho SHOTTLE com uma vaca BRITT, é um fantástico touro na relação preço qualidade. È o segundo melhor touro do catálogo da Associação Agrícola em produção de leite (+1388 lbs), em proteína (+41 kg), em pernas e pés (+2.28) e o melhor touro na vida produtiva (+3.8), ou seja, as suas filhas duram muitos anos nas explorações.

Com esta nova saída das provas em Dezembro último, foi a confirmação de uma vez mais de SANCHEZ, que conseguiu manter o seu estatuto de líder em tipo, tendo todos os seus índices morfológicos acima de +2 pontos, inclusivo aumentou para +3.27 em tipo e para + 2.23 em sistema mamário, mantendo-se nos +2.86 em carácter leiteiro. Com uma excelente prestação temos outro touro italiano o BERRYHILL, sendo o melhor touro do catálogo de 2011 em úberes (+2.60) e em pernas e pés (+2.98) e o terceiro em tipo (+2.96), tudo isto a um preço super atractivo. Outro especialista em tipo, temos um dos melhores filhos de GOLDWYN, o PALERMO. Este touro é o segundo melhor touro do catálogo em tipo, sistema mamário e em carácter leiteiro. Todavia para ter bons resultados com a utilização deste touro é necessário que insemine em vacas que tenham pernas vista de lado rectas e pernas vistas de trás de preferência abertas. SANCHEZ, PALERMO e BERRYHILL estão presentes no TOP 15 ao nível mundial em tipo.

Como melhor touro em produção de leite para 2011 temos o conhecidíssimo touro GABOR. Touro com a maior procurar em 2010 por parte dos sócios da Associação Agrícola, GABOR com os seus +1713 kg de leite é um dos touros também mais procurados na vizinha Espanha. Nesta ultima saída das provas melhorou significativamente em tipo (+2.32) e em carácter leiteiro (+2.27).

Para último fica o END-STORY, este filho de O'MAN é considerado o 2º melhor touro italiano e está colocado no 35º do TPI, é um touro muito completo e com um excelente combinação entre produção e tipo. Apresenta-nos todos os índices morfológicos com dois dígitos e uma produção de leite de +981 lbs. Para além disso é um excelente touro para a produção de proteína (+44 lbs) e de gordura (+70 lbs).

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico