Higiene da máquina de ordenha ECO CHLORE e NITRACID AGRI | Informações Técnicas


O correcto estado higiénico da máquina de ordenha e equipamentos associados tem grande impacto na qualidade microbiológica do leite e também no seu preço. A lavagem e desinfeção destes equipamentos é geralmente feita com recurso a dois tipos de produtos distintos, os alcalinos-clorados e os ácidos.

 

Alcalino-clorados: são produtos com o objectivo principal de remoção da gordura e desinfeção. São geralmente constituídos por:

a) Hidróxido de sódio - substancia alcalina com alto poder detergente, que irá actuar na remoção de gorduras.

b) Hipoclorito de sódio - responsável pela desinfecção

 

Porém, apesar dos produtos com os componentes referidos terem uma acção de limpeza e desinfeção notoriamente superior à de outras composições, ela pode ser francamente melhorada e a sua corrosibilidade diminuída, com a adição de diversos aditivos especiais.

O produto ECO CHLORE além de hidróxido de sódio e hipoclorito de sódio em proporções óptimas, contem também:

- Agentes anti-espuma - oferecem melhores garantias de limpeza e não contaminação do leite.

- Complexantes - promovem maior solubilidade e remoção das proteínas e minerais dentro das tubagens.

- Sequestrantes - diminuem a deposição das proteínas e minerais, prevenindo a formação de manchas e a degradação do material.

- Estabilizadores - Evitam que o cloro do hipoclorito se perca com grande facilidade, garantindo que o mesmo mantenha as suas qualidades desde o fabrico até à sua utilização.

- Inibidores de corrosão - Evitam a degradação precoce do material.

 

Devido à sua formulação complexa ECO CHLORE fornece capacidade de lavagem e desinfecção excelentes, associadas a baixa corrosão do material!

Para proceder à lavagem alcalina, proceda ao enxaguamento do sistema, seguida da circulação de água a 50 a 70ºC com 0,5 a 1% de ECO CHLORE. Para terminar, enxaguar com água. Graças à sua formulação e elevada concentração, o ECO CHLORE é um produto eficiente, com custo de utilização reduzido e muito compensatório.

A utilização de produtos simples à base de hipoclorito (lixívia), vai levar a piores resultados da limpeza e remoção da gordura (uma vez que é muito pouco detergente), permite maior deposição de ferro e calcário (pedra do leite) e uma rápida degradação do material, uma vez que é um produto muito corrosivo. Apesar do hipoclorito ter uma acção desinfectante e o seu baixo custo parecer compensatório, este, mais tarde irá duplicar ou a triplicar, na factura da manutenção e substituição dos componentes!

Ácidos: são produtos com o objectivo principal da remoção dos depósitos de proteínas e minerais como o cálcio e o ferro. Estes produtos geralmente têm um dos seguintes constituintes:

a) Acido nítrico - tem um maior poder desincrustante. 

b) Ácido fosfórico - possui maior poder de lavagem.

 

Uma grande parte dos produtos existentes tem apenas um dos ácidos referidos na sua composição, no entanto, NITRACID AGRI, possui uma combinação dos dois ácidos para melhor actuação de ambos (ácido nítrico 30% e ácido fosfórico 5%).

Mas, tal como nos alcalino-clorados, juntou-se ao NITRACID os seguintes aditivos especiais que lhe conferem uma melhor acção e menos corrosividade, como:

- Agentes anti-espuma - oferecem melhores garantias de limpeza e não contaminação do leite.

- Surfactantes - melhoram o poder detergente e penetração na sujidade.

- Inibidores de corrosão - evitam a degradação precoce do material.

 

Torna-se assim evidente que o NITRACID AGRI, ao incluir na sua mistura de ácidos os aditivos acima referidos, consegue uma eficácia máxima, com elevado poder desincrustante, com uma corrosividade e desgaste do material mínimos.

Para proceder á lavagem ácida, proceda ao enxaguamento do sistema, seguida da circulação de água a 50 a 70ºC com 0,5% de NITRACID AGRI, durante 8 minutos. Para terminar, enxaguar com água. A frequência da lavagem ácida deve ser ajustada caso a caso. Devido à sua formulação e elevada concentração, NITRACID AGRI é um produto eficiente, com custo de utilização reduzido e compensatório.

 

Higiene do úbere - DERMEX

e IOCID

Além da correcta higiene e manutenção da máquina de ordenha, o cuidado com os tetos é um ponto essencial na qualidade, mas também quantidade de leite. As mastites representam perdas significativas para o produtor devido a custos de tratamento, leite não aproveitado por causa do intervalo de segurança, refugo, perda de potencial genético, diminuição da qualidade do leite (com a respectivas penalizações). Ao contrário do que se pode pensar, a maior perda para o produtor deve-se à diminuição da produção de leite! Podemos referir por exemplo, que a uma média de contagem de células somáticas de 400.000 corresponde uma perda de cerca de 5% da capacidade de produção dos animais.

Considera-se a nível mundial que um programa de higiene de ordenha compreende uma fase pré-ordenha e pós ordenha.

Para a preparação pré ordenha, recomendamos a utilização de DERMEX, um produto com alto poder de limpeza do teto, com agressividade para a pele mínima. Ao utilizar DERMEX, vai conseguir uma melhor higiene do teto, com remoção da sujidade e evitar que esta entre nas tetinas, ao mesmo tempo que amacia a pele. DERMEX possui:

- Tensoactivos não iónicos e aniónicos em solução = grande poder de limpeza sem agressão do úbere.

- Glicerina amacia a pele, evitando gretas e fendas.

- Anti-séptico que reduz a flora microbiana antes do encaixe da máquina de ordenha.

- Suave cheira a pinho, agradável para o ordenhador e que não deixa resíduos no leite.

 

Após a retirada das tetinas, é fundamental a aplicação de um produto com forte poder de desinfecção e protecção de entrada de bactérias, enquanto o esfíncter do teto está aberto. A substância activa mais utilizada mundialmente é o iodo, pela sua eficácia, versatilidade e alto retorno do investimento feito em produto.

IOCID é um produto com 5.000 ppm de iodo, que garante um excelente poder desinfectante, assim como lanolina, glicerina e sorbitol, para obter uma pele do teto macia e saudável, atenuando os efeitos abrasivos do iodo sobre a pele.

Utilizando correctamente o DERMEX e o IOCID conseguimos ter um bom plano de ordenha com custos muito reduzidos. Sabe-se hoje que um correcto programa de higiene na ordenha leva a uma diminuição de cerca de 50% de novas mastites. Invista na higiene da sua vaca leiteira e receba um retorno várias vezes superior em leite!!!

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário

Zoopan S.A.