Novas técnicas de sementeira do milho forrageiro | Informações Técnicas


(Conceito TWIN ROWS - Linhas Pareadas)

 

O sistema de sementeira conhecido por TWIN ROWS ou Linhas Pareadas, baseia-se no conceito de um melhor aproveitamento do espaço pelas plantas, tanto em superfície foliar como radicular.

Ao querermos aumentar as produções, aumentamos a densidade de sementeira, o que influencia de forma negativa em relação à competição entre plantas de milho.

A partir de 80 000 plantas por hectare em sementeira convencional (70-75cm entre linhas), a competição entre plantas começa a ser grande (gráfico 1).

Para semear 100 000 plantas por hectare de forma convencional, a distância entre grãos é inferior a 14 cm e a competição entre plantas será muito grande, principalmente nos primeiros estados de desenvolvimento do milho, uma vez que os sistemas radiculares das plantas estão muito próximos uns dos outros. A competição também ocorre em relação à luz.

Com este sistema de Twin Rows ou linhas pareadas, pretende-se que o espaço utilizado pelas plantas seja maior, o que leva a que a competição entre elas diminua e aconteça num estado de desenvolvimento mais tardio e por isso, menos prejudicial.

Os princípios agronómicos deste tipo de sementeira são:

- O sistema Twin Rows permite um maior desenvolvimento radicular, já que este crescimento é simétrico, sabendo que quando uma raiz da planta de milho "toca" a raiz de outra planta, o crescimento é interrompido.

- Ao permitir as plantas possuírem um maior sistema radicular, este sistema aproveita uma percentagem maior de cada hectare de solo. Estudos realizados nos EU e Argentina afirmam que o sistema convencional apenas explora 14% do solo, enquanto que na sementeiras em linhas pareadas, há um aproveitamento de 45%.

- As twin rows maximizam o aproveitamento da luz e contribuem para a diminuição das perdas de água por evaporação direta. No estado de 7 folhas do milho em sementeira convencional, apenas 30% da luz que incide sobre a superfície, é captada pelas plantas, nas twin rows, esse valor atinge 90% da luz captada. Este facto contribui também para melhorar a competição entre o milho e as infestantes, pois o sombreamento sobre estas é também maior.

- Twin rows melhora a estabilidade e a resistência â acama, já que aumenta em 6% o diâmetro do caule.

- Twin rows não exige uma mudança radical nas máquinas agrícolas utilizadas nesta cultura.  A colheita é realizada com um cabeçote convencional de 72cm .As duas linhas pareadas passam como se fossem apenas uma  por cada dente. O semeador, esse sim, deve ser próprio para a sementeira de twin rows, sendo também conveniente utilizar um jogo de rodas estreitas para as operações culturais (aplicação de herbicida, sachas e outras).

 

Carlos Martin Esteban,

Departamento Tecnologia

e Desenvolvimento da Monsanto;

Luis Miguel Iribarren Martinez,

Assessor Agronómico DEKALB