Presidente da Federação Agrícola dos Açores participou nas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória | Agricultor 2000


Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores foi um dos participantes e intervenientes na 15ª edição das Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória, que decorreram nos dias 24 e 25 de março na ilha Terceira. Este evento é organizado pelo município, em parceria com a Associação Agrícola da Ilha Terceira, a Associação de Jovens Agricultores Terceirenses e a empresa Bioazórica, o tema deste ano foi a "Agricultura ajustada ao novo panorama global".

Este encontro promoveu a reflexão e a troca de conhecimentos sobre o setor agrícola, entre os palestrantes e diversos participantes e permitiu que se discutisse as principais dificuldades no setor primário, entre os principais temas Jorge Rita abordou as áreas do leite, carne, diversificação agrícola, o parcelário agrícola, a possível perda de fundos comunitários devido à política de endividamento zero defendida pelo Governo Regional, que acredita que irá condicionar o  acesso a candidaturas a Fundos Europeus e defendeu uma intervenção firme e credível do Governo para compensar os produtores e consumidores face aos condicionamentos da inflação.

Reforçou que deve existir uma calendarização dos pagamentos regionais aos agricultores, a dificuldade de instalação dos jovens agricultores, devido aos elevados custos com a segurança social.

Referiu-se ao problema da desratização na região, que continua a ser muito grave, ao nível da saúde pública e também, com os prejuízos que acarreta para as explorações pecuárias. Como tem afirmado recorrentemente, as campanhas de desratização devem envolver vários parceiros, desde as câmaras municipais, juntas de freguesia e entidades governamentais, e deve ser abrangente, pelo que, "não podem existir nem ratos rosas, nem ratos laranjas".