Curso de Preparadores de Animais promovido pela Cooperativa União Agrícola cada vez com mais adesão | Agricultor 2000


A Cooperativa União Agrícola, CRL organizou entre 3 e 6 de abril de 2023 o 15º Curso de Preparadores de Animais para concursos pecuários. Como é habitual, esta formação decorreu nas instalações do Parque de Leilões, em Santana. Nesta edição formativa frequentaram cerca de 60 formandos. Com idades entre os 5 anos até aos 25 anos, verificando-se cada vez mais uma maior procura desta formação pelos mais jovens, nesta edição esteve em destaque o número crescente de participantes que não tem ligação direta com a agricultura, mas que veem esta formação como uma forma de contacto com o sector, nomeadamente com os animais de produção. 

 A 15ª edição desta formação decorreu de forma disciplinar, ordeira e muito organizada, iniciando-se pelas 6h00 e terminando depois das 19h00, todos os formandos participaram ativamente em todas as tarefas que lhes eram sugeridas, demonstrando muita atenção, curiosidade, rigor e sobretudo muita paixão na execução das tarefas. A vontade de melhorar e superar os desafios propostos pelo formador, o desejo de ser profissional nas diversas técnicas da tosquia e de manejar, o entusiasmo em procurar a perfeição, ficaram plenamente demonstrados no último dia deste evento.

Curso de Preparadores e Manejadores:

O Curso de Preparadores de animais tem como principais objetivos aprimorar a apresentação dos animais nos concursos pecuários, que são a montra genética das explorações, e que demonstram todo o investimento e progresso obtido pelos produtores. Este curso contribui também para incentivar e promover a atividade agropecuária nos mais jovens. Esta formação tem uma forte componente prática e permitiu aos formandos a aquisição de conhecimentos teórico-práticos, de lavagem, tosquia, alimentação e desfile em pista dos animais, assim como fornece uma base introdutória para a genética e bem-estar animal. Luís Mota foi o formador desta edição, com um vasto currículo no trabalho com animais Holstein Frísia. Como produtor de leite e preparador, a sua exploração ganhou diversos prémios nacionais, duas das suas vacas foram campeãs nacionais e por diversas vezes foi considerado o melhor criador nacional. Luís Mota é também juiz de concursos morfológicos e já julgou concursos regionais e internacionais. No último dia do curso, simulou-se um concurso pecuário, com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos formandos no decorrer da formação. Dividiu-se os formandos em duas secções, a 1ª secção com os formandos mais novos e a 2ª secção com os formandos mais velhos. Depois juntou-se os três melhores manejadores da 1ª e da 2ª secção, formando a 3ª secção. No final, a formanda Mariana Pereira Oliveira (Relva) foi nomeada a melhor manejadora, em 2º lugar o Afonso Borges Almeida (Covoada) e em 3º lugar o Manuel Raposo Melo (Feteiras) do 15º Curso de Preparadores. Foram também selecionados os 3 animais mais bem preparados/tosquiados deste evento. Após uma análise minuciosa a todos os animais, o animal mais bem preparado foi o do formando Afonso Borges Almeida (Covoada).