
Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
A segunda edição do Azores Beef Fest, organizada pelo CERCA - Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores em parceria com a Associação Agrícola de São Miguel, decorreu no passado dia 2 de agosto no Campo de Santana, em Rabo de Peixe, Ribeira Grande.
O evento contribuiu para a consolidação da promoção da produção e do consumo sob o lema: "Vem celebrar a qualidade da nossa carne" e que foi realçado no discurso da sessão de abertura pelo Presidente do CERCA, Jorge Rita. Sublinhou o momento favorável que o setor atravessa, afirmando que "o preço da carne nunca esteve tão bom" e que é necessário aproveitar o momento para consolidar mercados e acrescer valor, não apenas para a exportação, mas também o consumo doméstico, uma vez que o turismo está também a contribuir para o aumento do consumo e essa é uma das melhores formas de divulgação. O Presidente do CERCA realçou ainda a realização da segunda edição foi também um desafio do Presidente do Governo Regional em 2024.
O evento marca o calendário do setor da bovinicultura na Região incentivando ao consumo da carne com a apresentação de outros cortes que não apenas as peças nobres, assim como divulgar novas formas de cozinhar peças consideradas menos nobres, desafiando a perceção tradicional sobre o valor da carne. Aproveitou para agradecer o apoio institucional do Governo e dos patrocinadores, nomeadamente das empresas que forneceram a carne para o evento, mostrando que o CERCA está a ter a capacidade para agregar os vários setores da cadeia de valor e isso é muito importante para sua estruturação e ganhos em produção e rendimento. Finalizou com uma palavra de reconhecimento ao pessoal das grelhas e da cozinha que são partes fundamentais para elevar a qualidade da carne e desejou a todos um bom proveito.
Por sua vez, o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação reforçou a importância do evento como uma celebração do "saber fazer dos produtores". O Secretário destacou que a combinação entre este conhecimento e o modo de produção nos Açores resulta em agroalimentos de elevada qualidade, que se distinguem dos produtos de outras partes do mundo. O Secretário reiterou o apoio do governo ao CERCA, não só nestas atividades de formação e divulgação, mas também reconhecendo o Azores Beef Fest como um "excelente exemplo" de iniciativa para o setor.
O Festival de Churrasco levou cerca de mil pessoas ao Campo de Santana, tendo o evento obtido maior notoriedade com a presença do Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de marcar presença aquando da sua visita aos Açores, na companhia do Presidente do Governo dos Açores, Dr. José Manuel Bolieiro.
A visita do Presidente da República realçou a importância do setor da carne e da agricultura açoriana, que aproveitou a ocasião para publicamente dar o seu apoio e solidariedade aos Agricultores e ao Governo dos Açores contra os cortes que a Comissão Europeia pretende fazer no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) para o período de 2028 a 2034, assim como do programa POSEI que tem sido determinante para diminuir as assimetrias entre os Açores e o território continental da União Europeia.
O Festival de Churrasco foi, uma vez mais, palco para destacar a excelência da carne açoriana.
O Festival de Churrasco teve na edição de 2025 um modelo diferente, com um espaço de entrada livre com 4 opções de churrasco que deliciaram os participantes.
O espaço permitiu a montagem de estruturas de apoio às estações de churrasco, venda de senhas, bar e palco, assim como a zona arborizada que acolheu os comensais numa tarde boa de verão e um espaço para animação infantil com insufláveis.
A experiência gastronómica esteve a cargo do chef Diego Sales, do restaurante O Bovino, e de Sandro Vieira, do restaurante da Associação Agrícola de São Miguel.
Juntos, coordenaram a equipa de churrasqueiros e de pessoal de apoio ao serviço que se traduziram numa oferta de refeições de alta qualidade.
O festival contou com três estações de churrasco, incluindo duas dedicadas a grelhados e uma de defumados (pit smoker), garantindo uma variedade de sabores e texturas. A carne, fornecida pelos principais patrocinadores, o Centros de Fabrico dos Açores e a Quinta dos Açores, foi considerada por todos de elevada palatabilidade (maciez, sabor e sucosidade) e a escolha de acompanhamentos, magnificamente preparados, foi um complemento perfeito.
O evento, que teve o apoio do Governo dos Açores, contou também com os patrocínios da Associação de Agricultores da Graciosa, Associação dos Jovens Agricultores Micaelenses, Agropecuária Manuel Couto, Lda, Grupo Sicosta e a Bovinaçor - Exploração Agropecuária.
Além da gastronomia, a animação desempenhou um papel crucial na criação de um ambiente agradável e familiar. Enquanto as crianças se divertiam nos insufláveis, a Kevin Blues Band proporcionou uma magnífica performance musical, tornando o convívio durante a tarde ainda mais especial.
A Organização agradece a todos os que contribuíram para o sucesso do evento: patrocinadores, chefs, equipas de cozinha, a banda e, em particular, a todos os participantes que marcaram presença para celebrar a qualidade da carne dos Açores.
Com o sucesso da edição de 2025, a expectativa para a próxima edição já é alta, prometendo continuar a ser uma celebração "da qualidade da nossa carne".
Paulo Costa
Técnico da Federação Agrícola dos Açores