“A nossa indústria não merece os produtores que tem” | Agricultor 2000


De acordo com Jorge Rita, a mudança tem de ser rápida por parte da indústria. É inimaginável que a produção de leite termine nos Açores quando representamos mais 300 milhões de euros de exportações da região.

A Federação Agrícola dos Açores alertou durante o XV Curso de Preparadores de Animais, que decorreu na Associação Agrícola de São Miguel, na Ribeira Grande e contou com 60 participantes que a redução do valor do leite vai causar um prejuízo de 30 milhões de euros, de acordo com o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita "se a redução do preço do leite for a que já está anunciada, serão, até ao final do ano, cerca de 30 milhões de euros de prejuízo para os produtores de leite". A preocupação e o descontentamento de Jorge Rita, vem no seguimento do anúncio das Fábricas de leite Prolacto e Fromageries BEL da redução do preço do leite pago ao produtor. A Fábrica Prolacto irá por em prática a descido de preço a partir de 01 de abril, enquanto a Fábrica BEL anunciou uma baixa de três cêntimos em maio e três em junho.

Jorge Rita acusou a indústria de ser "muito proativa" na redução do preço de leite e "muito tardia" na subida do valor pago ao produtor, afirma que "durante o último ano, as subidas deviam ter sido muito mais acentuadas, como foram em todos os mercados internacionais. Isso não aconteceu, e reforçou que "a nossa indústria não merece os produtores que tem" e defende que a par disto a região deve apostar na "excelência do produto" em detrimento de uma aposta na quantidade.

Por fim, o também Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, disse que, apesar da baixa de preço do leite pago aos produtores, os consumidores ainda não foram "beneficiados" com baixa de preço dos produtos.