Presidente do Governo Regional dos Açores espera que haja “racionalidade” no preço do leite pago ao produtor | Agricultor 2000


O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro apelou à "racionalidade" no preço do litro de leite pago ao produtor, de forma a que não haja o "esmagamento" dos rendimentos da lavoura. Para o chefe do executivo, as descidas anunciadas de 5 cêntimos em abril, pela Prolacto, e de 3 cêntimos em maio e outros 3 cêntimos em junho, pela BEL, são "as regras de mercado a funcionar".

O Presidente do Governo Regional aconselha a indústria a olhar para o funcionamento do mercado e da cadeira de valor, pois "não é esmagando o preço ao produtor que temos matéria prima, qualidade e quantidade suficiente para fazer funcionar a nossa economia". Bolieiro recorda que o governo regional estabeleceu uma "estratégia bem concertada com os parceiros sociais", nomeadamente a FAA, e ao mesmo tempo mostra-se solidário com o setor, o presidente do executivo açoriano diz que "a produção está a fazer o seu papel. A indústria tem de assumir a sua responsabilidade no sentido da transformação de qualidade para que, na lógica do funcionamento do mercado, seja no preço ao consumidor, seja num preço justo a pagar ao produtor, haja um reequilíbrio".