Cultura de Beterraba | Informações Técnicas


A beterraba sacarina na Ilha de São Miguel é uma cultura tradicional podendo representar um complemento essencial para muitos agricultores mas nas últimas décadas, a Sinaga sofreu várias transformações que não permitiram que esta cultura se afirmasse na agricultura micaelense e inclusive, o atual modelo tem sido prejudicial para as explorações agropecuárias por entrar em competição direta, devido à forma como os terrenos desta cultura são contratualizados.

Esta postura não tem permitindo a evolução da cultura como devia ser porque a politica seguida pela Sinaga tem privilegiado o contrato dos terrenos com rendimento fixo, representando cerca de 65% do total em 2013, o que embora resulte no aumento da área cultivada, é independente da produção total e o valor a receber será sempre o mesmo.

Esta é uma forma de desresponsabilização dos donos dos terrenos, já que após o contrato, deixam de ter intervenção com a produção de beterraba, com todos os custos que daí podem advir para laboração desta cultura.

A cultura de beterraba devia ser incentivada pela produção através da melhoria do pagamento na polarização ou na produtividade, porque esta era a forma ideal de salvaguardar a cultura.

 

Eng.º Jorge Sousa