Rentabilidade da exploração e cetose

Decorreu no passado dia 30 de Outubro o encontro "Rentabilidade e Cetose na exploração de leite". Organizado pela Cooperativa União Agrícola e pela Elanco, foram muitos os agricultores presentes neste evento.

Ler mais...

O grande agente polinizador - abelha

O arquipélago dos Açores é formado por nove ilhas caracterizadas por apresentar uma vegetação diversificada, com a ocorrência de espécies endémicas, nativas e exóticas. Essas espécies botânicas proporcionam uma produção de néctares e de pólen apícola de alta qualidade e específica da nossa região.

Ler mais...

Coxeiras em vacas leiteiras - A importância da prevenção

A claudicação ou coxeira é um dos mais graves problemas de bem-estar para a vaca leiteira que se traduz numa alteração da locomoção, na tentativa de o animal aliviar a dor ou desconforto que sente e ocupa o terceiro lugar nas perdas económicas de uma exploração leiteira a seguir às mamites e à infertilidade.

Ler mais...

ZOOMEL FERTI PATAS - Baldes que contribuem para melhorar a fertilidade e prevenir problemas de patas

Os Açores apesar de representarem apenas 2,5% do território português, em termos produtivos contribuem com cerca de 30% da produção total de leite em Portugal. O sistema de gestão da vaca em pastoreio é, para todos os efeitos, um modelo produtivo muito avançado capaz de oferecer, a preços competitivos no que diz respeito aos custos alimentares, um produto de elevada qualidade.

Ler mais...

Colóquios sobre os milhos forrageiros

A preocupação do lavrador micaelense em maximizar as suas produções de forragem ao menor custo possível tem sido imperativo e notório aquando da preparação da cama de sementeira, nas escolhas das variedades de milho e fertilizantes, assim como em todos os outros factores que intervêm no crescimento e desenvolvimento desta cultura.

Ler mais...