A qualidade do leite | Informações Técnicas


A Associação Agrícola de São Miguel em 2003 criou um Laboratório no qual colocou á disposição dos associados equipamento especificado (Fossomatic 5000) para a contagem de células somáticas (CCS). Começou então a ser possível fazer visitas às explorações com finalidade de verificar a manutenção e higiene do equipamento de ordenha, o maneio efetuado, recolher amostras de leite de cada vaca para determinação da CCS complementada com TCM (teste californiano de mamite). A crescente necessidade deste acompanhamento fez com que houvesse cada vez mais procura por parte dos produtores e por parte da AASM o querer responder a outros desafios, tais como: a realização do Delvotet (desde 2004) permitindo detetar a presença de antibióticos no leite, a realização de microbiologia com identificação do agente causador de mamite e teste de sensibilidade a antibióticos (TSA).

Com a criação do laboratório foi também possível analisar a contagem das células somáticas a todas as vacas do contraste leiteiro.

O Contraste leiteiro é mais um excelente meio para monitorizar várias áreas de interesse na exploração leiteira, tais como a qualidade do leite, contribuindo também com informação útil para o melhoramento animal.

Com o laboratório e um conjunto de técnicos, que possuem conhecimentos na área e prática do terreno, a AASM possui uma equipa multidisciplinar que engloba médicos veterinários, técnicos de manutenção e reparação do equipamento de ordenha, técnicos de laboratório, entre outros que abrangem um conjunto de medidas integradas cujas interações se irão repercutir objetivamente numa melhoria da higiene e qualidade do leite nas explorações.

Ao longo dos anos temos verificado um crescente interesse dos nossos associados por este serviço em que se recolhe anualmente cerca de 30.000 amostras para CCS no apoio à qualidade do leite e 150.000 CCS no contraste leiteiro.

Para complementar este trabalho, a AASM tem dado várias formações, onde se destaca o curso de higiene e qualidade do leite, o que tem permitido aos associados ter uma noção prática dos procedimentos mais adequados a realizar durante a ordenha e nos cuidados a ter com as suas vacas.

 O Serviço de Qualidade do leite funciona em várias fases:

Visitas à exploração com Avaliação da ordenha - manutenção e higiene, realização de TCM - identificação das vacas problema, Colheita de amostras para CCS e microbiologia.

 No laboratório realizam-se análises a CCS - contagem de células somáticas; Microbiologia - identificação do agente da mamite e TSA - teste de sensibilidade aos antibióticos.

Baseado nos resultados obtidos faz-se aconselhamento do tratamento adequado e /ou refugo dos animais, Criação de medidas preventivas no maneio da exploração.

Com este serviço o produtor tem conhecimento da situação real da sanidade da sua exploração, percebe os pontos críticos e consegue organizar o maneio por forma a retirar o maior rendimento.

O serviço pode ser solicitado no gabinete do Contraste Leiteiro, sendo agendadas visitas periódicas caso o produtor assim o deseje.

Ao analisarmos a evolução de 2004 a 2014 dos indicadores de qualidade do leite recolhido no gráfico verificamos que os indicadores de saúde (CCS) e higiene (CMT) são agora substancialmente mais baixos, em que a CCS regista valores médios próximos de 275.000 e a CMT de 15.000 (dados fornecidos pelo IAMA).

 

Eng.ª Beatriz Afonso Patrício