Espaço NOVADAN - Não esqueça o aumento do risco de mamite | Informações Técnicas


A mamite é uma causa de sérios prejuízos económicos. Afecta a produção de leite, mas também a transformação e comercialização de produtos lácteos. Numa economia onde a margem de lucro não pode ser ignorada, na fileira do leite os produtores estão na vanguarda

A chegada da chuva e lama, vem criar problemas de mamites e contagem de células somáticas para a grande maioria dos produtores de leite. No entanto, o aumento do risco de mamites não se deve apenas às condições ambientais mas, também, a outros factores que se correlacionam.

- O processo de ordenha influencia de forma significativa o risco de mamite quando associado com o meio ambiente.

- Rotinas da própria ordenha e/ou de configuração do equipamento de ordenha que resultam numa má condição da extremidade do teto, aumentam o risco de infecções ambientais - especialmente num ambiente molhado e enlameado. Mas, é mais do que isso porque, a má condição da extremidade do teto é realmente agravada pelo clima húmido, frio e ventoso. Quando a pele do teto se torna seca, escamosa e, eventualmente, rachada, aumenta, ainda mais, o risco de infecções.

Em condições ambientais adversas, considere executar uma rotina de preparação e desinfecção pré-ordenha para garantir tetos limpos e secos.

Após a ordenha, o canal do teto permanece aberto por algumas horas. A protecção do teto é uma prática muito importante em qualquer programa de controlo de mamites. Se o teto fica exposto a sujidade, lama,  chuva ou bactérias, logo após a ordenha e, não tem qualquer tipo de barreira de protecção, existe muito maior risco de surgirem novas infecções. No "pós-dipping" a desinfecção do teto é extremamente importante tanto para eliminar as bactérias da superfície do teto, como para que os ingredientes suavizantes ajudem a manter a boa condição da pele. Esta acção torna-se especialmente importante em condições ambientais severas quando estes dois factores estão ameaçados.

Durante a ordenha, faça um esforço especial por atingir o padrão mais próximo possível da perfeição, efectuando uma boa desinfecção e protecção do teto, permitindo uma boa condição da pele do teto. Quanto mais cedo agir, nutrindo e protegendo, melhor será para a prevenção de novas infecções. 

As recompensas de uma boa higiene do úbere são significativas: aumento da produção, menor quantidade de leite rejeitado ou menores custos com tratamentos. Uma boa saúde do úbere também significa que as vacas estarão na ordenha com muito menos stresse e esta é  uma recompensa à qual é difícil atribuir valor!

 

Esmeralda Curval

Engenheira Zootécnica