Realização do contraste leiteiro com os dois métodos aprovados, A4 e AT4 | Informações Técnicas


Com o objetivo de rentabilizar os recursos humanos e materiais, e dar resposta ao crescente número de explorações interessadas em aderir ao serviço de contraste leiteiro, a Cooperativa União Agrícola decidiu usar os dois métodos aprovados e autorizados para a realização deste serviço. O método principal A4 utilizado atualmente e o método alternado AT4 que vai ser implementado no próximo ano. Os contrastes do método AT4 serão realizados mensalmente sobre todo o efetivo, incidindo alternadamente numa única ordenha diária, um mês de manhã outro mês á tarde.

 Os métodos A4 e AT4 utilizados para estimar a produção são, igualmente, eficazes e estão de acordo com as normas do ICAR (International Committee for Animal Recording).

 A nível nacional, o método alternado, é usado no Norte em 66% das explorações; no centro 40% das explorações e no Sul em 10 % das explorações.

A Cooperativa União Agrícola vai implementar o método alternado inicialmente nas novas explorações que vão aderir ao contraste para alargar numa fase posterior a outras explorações em contraste de forma faseada em concertação com os produtores.

 

Eng.ª Beatriz Afonso Patrício