Os primeiros 50 dias de vida do vitelo, são chave!!! | Informações Técnicas


Está estudado que a vida produtiva de uma vaca é fortemente influenciada pelos primeiros 50 dias de vida, assim como pelo periparto (momento em redor do parto).

Também é já sabido que uma recria só se paga em média ao fim de cerca de 1,8 lactações.

Tal significa que as duas primeiras "barrigas" de uma vaca são praticamente para pagar a sua recria.

Então coloca-se a seguinte questão: Quantas "barrigas" ou lactações tem em média uma vaca em Portugal? Estudos indicam que a média Portuguesa se coloca ao nível das 2,3 a 2,8 lactações, ou seja, a rentabilidade de uma vaca, pagando a sua recria situa-se ao nível das 0,5 a 1 barriga, sendo assim uma rentabilidade muito baixa, quando se sabe que as vacas que produzem mais e melhor leite e inclusivamente melhor colostro, são vacas com mais de 4 barrigas.

Mas então o que limita uma vaca de alcançar tantas barrigas? Porque estaremos a "refugar" vacas tão jovens?

Existem várias respostas para estas questões, sabendo que existem dois momentos decisivos na vida da vaca que têm de ser melhor trabalhados: conforme já referido, os primeiros 50 dias de vida e o periparto.

Neste artigo iremos concentrar-nos nos primeiros 50 dias de vida da vaca e sua importância.

Assumindo as considerações efectuadas no artigo da anterior publicação deste jornal "A Importância de uma correcta gestão de colostro", deveremos acrescentar as seguintes considerações, que referem ao momento que segue o parto, os primeiros dias de vida da vaca.

 

Criação do vitelo

para desempenho futuro

O desenvolvimento dos órgãos internos do vitelo, ocorre nos primeiros 50 dias de vida, conforme ilustração. (Figura 1)

Um plano nutricional correcto permite um melhor desenvolvimento dos órgãos internos dos animais, melhorando a sua saúde em geral e a vida produtiva.

 

Plano Nutricional

Adoptando um plano nutricional correcto desde o 1º dia de vida dos vitelos, valorizando um Colostro de qualidade nos primeiros dias e um leite de substituição de elevada qualidade, teremos certamente ganhos de peso relevantes até ao desmame e animais com maior produção de leite logo na primeira lactação, fazendo claramente do investimento num leite de

substituição de elevada qualidade, num retorno quase imediato.

Verificamos que a adopção de um leite de substituição de boa ou excelente qualidade permite ganhos médios diários de peso até ao desmame entre 810 e 910 grs, uma diferença muito significativa para os demais leites.

É também visível que numa primeira lactação uma novilha produz em média, tendo sido alimentada com estes leites, produções médias superiores (entre 816 e 1219 L).

Interpretando os valores do quadro, temos igualmente que, por cada grama a mais de ganho médio diário, teremos um acréscimo na produção de leite de mais 4 litros (4L/g).

Consideramos pois que uma recria bem feita é um investimento presente para um ganho substancial no futuro.

 

Miguel Rodrigues

(Eng.º Zootécnico)