Nova Calforce uma solução inovadora para um problema atual | Informações Técnicas


A grande pressão a que os produtores de leite são sujeitos para atingir elevadíssimos níveis de eficiência também se começa a notar na recria. Há inúmeros estudos e dados que provam a relação entre um bom crescimento nas primeiras semanas com a diminuição da idade ao primeiro parto, aumento da produção na primeira lactação e até maior longevidade dos animais.

A mortalidade na recria leva também à perda de animais de elevado valor genético e à diminuição da capacidade de reposição das vacas adultas ou a uma limitação da escolha dos animais a manter na exploração.

Por outro lado, é cada vez maior pressão para a redução da utilização de antibióticos na produção animal, devido à resistência microbiana, assim como os consumidores desenvolvem uma maior preocupação sobre o bem-estar e as praticas seguidas nas explorações.

As primeiras semanas de vida de uma vitela são muito mais difíceis do que poderíamos pensar e um bom maneio da recria é muito mais complexo do que aparenta ser, tornando-se por isso impossível abordar todos os assuntos num só artigo, ficando as questões sobre a quantidade de leite e a forma de administração para a próxima edição.

A toma de um bom colostro - em quantidade e qualidade, é indispensável para um bom começo, uma vez que ele vai oferecer as defesas para as primeiras semanas de vida, devendo ser administrados 4 L, o mais rápido possível após o nascimento.

Normalmente não pensamos na qualidade microbiológica do colostro e mesmo internacionalmente existe pouca informação sobre o tema. Por esse motivo, realizamos duas análises microbiológicas a colostro, de vacas aparentemente saudáveis e sem problemas na secagem e parto.

Colostro 1 - 2.360.000 UFL / mL

Colostro 2 - 7.400 UFL / mL

É referido que o colostro deve ter um máximo de 100 UFL / ml, correspondendo aos mesmos critérios microbiológicos do leite para consumo humano. Detetamos níveis preocupantemente elevados em ambos, o melhor tinha quase 100 vezes mais bactérias do que devia, e o pior mais de 20.000 vezes. Este facto pode ocorrer por vários fatores, desde contaminação microbiana dentro do úbere, má higiene na preparação antes da ordenha, má higiene durante a ordenha, sujidade das bilhas de recolha do colostro e conservação.

Nova Calforce é um alimento mineral líquido para vitelos. Destina-se à aplicação no colostro, leite, leite de substituição ou água, levando a uma redução da contaminação microbiana, reduzindo a ocorrência de diarreias e contribuindo para animais mais saudáveis e com melhor crescimento. 

A adição de Nova Calforce aos colostros testados levou a uma enorme redução da contaminação do colostro, podendo este ser administrado de seguida, conservado por vários dias no frigorífico ou congelado.

Testamos também leite de vacas com células somáticas altas, logo após adição ou passado 24 horas à temperatura ambiente.

O leite das vacas com células somáticas altas apresentou níveis bacterianos elevadíssimos. A adição de 1,5 % de Nova Calforce (ou seja 15 ml por L de leite) reduziu a quantidade de bactérias a zero.

Nova Calforce mostrou ser também uma excelente solução para conservar o leite de alimentação para os vitelos até 24 horas, sem utilização de frio.

Discute-se cada vez a possibilidade de transmissão de Staphylococcus aureus às vitelas, pelo colostro e leite. Sendo este um dos mais problemáticos causadores de mamite e altamente contagioso, há que evitar a sua transmissão a animais que o só vão revelar anos depois, quando entrarem em lactação.

Avaliamos também a ação de Nova Calforce sobre esta bactéria específica, utilizando 6 amostras de leite mamitico, comprovadamente contaminado. Os resultados estão na tabela seguinte.

Mais uma vez, os dados mostram que Nova Calforce é eficaz em exterminar o Staphylococcus aureus do leite.

Foram também realizados vários ensaios de campo nos Açores, revelando que o Nova Calforce é uma excelente ferramenta para a redução da diarreia nos primeiros dias, assim como contribui para um excelente desenvolvimento até ao desmame.

A Novadan reassume com este novo produto - Nova Calforce o seu compromisso em desenvolver soluções de higiene inovadoras e focadas na prevenção, de forma a promover a eficiência produtiva, assim como o bem-estar animal e a redução da utilização de antibióticos.

Para mais informações sobre os resultados e como utilizar Nova Calforce, por favor contacte a Associação Agrícola de São Miguel e/ou a Eng. Sofia Lopes 966 257 018.

 

Rui Cepeda

Médico veterinário - Novadan