FOSCAVIT - Baldes que contribuem para compensar o baixo teor mineral das pastagens | Informações Técnicas


Os Açores apesar de representarem apenas 2,5% do território português, em termos produtivos contribuem com cerca de 30% da produção total de leite em Portugal. O sistema de gestão da vaca em pastoreio é, para todos os efeitos, um modelo produtivo muito avançado capaz de oferecer, a preços competitivos no que diz respeito aos custos alimentares, um produto de elevada qualidade.

No entanto, a erva verde contém um baixo teor mineral e, por isso, deverá ser compensado através do alimento concentrado e/ou suplementos adequados. Normalmente, animais alimentados à base de pastagem podem apresentar os seguintes sintomas:

- Défice de magnésio;

- Défice de Oligo-elementos;

- Défice de Cálcio;

- Problemas de hipocalcémia - Febre do Leite;

- Claudicação - problemas de patas;

- Infertilidade;

- Redução de apetite.

Como sabemos, os oligo-elementos (zinco, manganês, selénio, cobre, iodo, cobalto) desempenham inúmeros papéis em diferentes funções do animal (manutenção, reprodução, crescimento, produção). Alguns são essencialmente importantes no desenvolvimento da flora microbiana (cobalto), outros no seu sistema imunitário (como o selénio e o zinco) mas todos contribuem para uma melhoria das performances zootécnicas.

 

1.) FOSCAVIT PASTAGEM

O Foscavit pastagem foi desenhado de forma a compensar o baixo teor mineral da pastagem e corrigir os desequilíbrios. Pode, por exemplo, ser fornecido a todos os animais em pastoreio devido ao seu teor em Vitaminas A, D e E, nível elevado de magnésio, ferro, iodo, cobalto, manganês, zinco, selénio e ainda, com presença de fósforo. Estes elementos são importantes em todas as fases dos animais, desde o crescimento até à fase de lactação.

 

2.) FOSCAVIT RUMINANTES

O Foscavit Ruminantes foi desenhado tendo em conta os minerais e vitaminas essenciais. Pode ser fornecido a vitelos durante o seu crescimento devido ao seu teor em Vitaminas A, D e E, cálcio, magnésio, sódio, selénio e zinco. Sendo considerado um balde mais genérico.

 

3.) FOSCAVIT VACAS SECAS

O Foscavit Vacas Secas foi formulado tendo como objetivo restabelecer as reservas minerais nesta fase e melhorar o sistema imunitário (reduzindo a incidência de mastites no final deste período, nutrição do feto e redução do impacto do stress). Pelo motivo descrito anteriormente, na composição desta referência temos níveis elevados de vitaminas e minerais, sendo alguns destes orgânicos como é o caso de zinco, manganês e cobre (formas estas mais absorvidas pelos animais).

 

4.) FOSCAVIT ALTA PRODUÇÃO

O Foscavit Alta Produção foi formulado tendo como objetivo melhorar os índices reprodutivos, pois estes não afetam apenas a lactação imediata, mas as futuras lactações. Os principais impactos de uma má reprodução numa exploração são os seguintes:

- bda % vacas prenhas às 6 semanas;

- tda % vacas vazias;

- tdos dias de Lactação das vacas em Lactação;

- bda produção de leite.

Além da reprodução, contém na sua composição os minerais essenciais para potenciar a produção leiteira, constituído por minerais orgânicos de elevada biodisponibilidade de forma a garantir uma elevada absorção por parte dos animais. Bem como possui um impacto bastante positivo ao nível podal reduzindo os problemas de patas.

Concluindo, a utilização de produtos desta natureza em vitelas/novilhas/vacas em pastoreio apresenta vantagens principalmente sobre o crescimento, imunidade dos animais, fertilidade, prevenção de problemas metabólicos e, ainda, um impacto positivo sobre a produção e qualidade do leite.

ENG. PEDRO CASTELO

ZOOPAN