Visita ao campo experimental de milho forrageiro | Informações Técnicas


No passado mês de Agosto, a Cooperativa União Agrícola (CUA) realizou uma visita ao campo experimental das variedades de milho forrageiro, na qual juntou vários produtores e interessados na cultura. Este campo experimental possui uma área de 2 hectares de terra, localizados em Santana, cedida pela Associação de Jovens Micaelenses.

Entre os sistemas de mobilização do solo e da sementeira Twin Rows, a adubação com os sobejamente conhecidos fertilizantes ENTEC, a protecção da cultura com os produtos fitofarmacêuticos Bayer e Ascenza, foram várias as variedades de milho experimentais e comerciais Dekalb semeadas.

Este evento, para além do cariz comercial, também tem como intuito reforçar as Boas Práticas na Cultura do Milho e mostrar aos visitantes o trabalho que é desenvolvido pela CUA na experimentação de novas soluções para o sucesso da cultura. Para além deste campo experimental, é importante referir que a CUA realiza outros campos de ensaio em diferentes zonas da ilha de São Miguel, de forma que seja possível fazer uma avaliação mais abrangente do comportamento das diferentes variedades em diferentes zonas agrícolas.

Este ano, as variedades instaladas no campo experimental de Santana foram num total de 12 variedades comerciais e experimentais, as quais foram sujeitas a uma avaliação com a aplicação de multicritérios de avaliação essenciais à definição de uma boa variedade forrageira. Esta avaliação passou pela análise da sanidade da cultura, do tamanho da planta, da qualidade do grão, do rendimento e, por fim, pela recolha de amostras do material ensilado por variedade para posterior análise do valor nutritivo de cada uma destas variedades.

As variedades comerciais manifestaram, mais uma vez, todo o seu potencial, sendo:

O DKC 6340, FAO 500 longo, uma variedade ideal para aquele produtor que pretende conseguir produções semelhantes a ciclos 600 que não pode semear tão cedo ou que não pode colher tão tarde. Esta variedade recomenda-se semear com densidades médias, originando maçarocas cilíndricas com um grande número de filas. Possui um caule muito resiste à queda e à broca.

O DKC 6181, FAO 500 longo, uma variedade de elevados rendimentos em matéria verde e matéria seca. Esta variedade possui a capacidade de produzir plantas média a altas, de folhas largas e com grandes maçarocas, com elevado número de grãos e filas;

O DKC 5741, FAO 500 curto, sinónimo de maçarocas cilíndricas, longas e pesadas com elevado número de filas, apresenta um pequeno ângulo entre as folhas e o caule. Bom stay-green com folhas de cor verde escura. Adaptado a altas densidades de sementeira.

O DKC 5144, FAO 400, valorizado por ser um milho híbrido de grande adaptabilidade e potencial produtivo, tendo um desempenho muito bom em situações de densidades de sementeira elevada.

Entre as variedades experimentais, a variedade DKC 5911, FAO 500 médio, demarcou-se entre as suas congéneres pelo alto rendimento com plantas médias, folhas largas e maçarocas largas e pesadas. Uma variedade a ter em conta no futuro.

Eng.º Nuno Dias