Visita ao campo experimental de milho Dekalb em Santana | Informações Técnicas


Na terceira semana de setembro, a Cooperativa União Agrícola (CUA) realizou uma vez mais a tradicional visita ao campo experimental, das variedades de milho forrageiro, na qual reuniu vários produtores e interessados na cultura. Este campo experimental é constituído por uma área de 2 hectares de terra, situado em Santana, cedido pela Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.

No que diz respeito às intervenções no terreno, desde os sistemas de mobilização do solo à sementeira Twin Rows (pé de galo), a adubação comumente aplicada e composta pelos fertilizantes ENTEC, e proteção da cultura através dos produtos fitofarmacêuticos Bayer e Ascenza, foram semeadas diversas variedades de milho experimentais e comerciais Dekalb.

A realização deste evento tem como intuito, não só o de caráter comercial, mas também o reforço das Boas Práticas Agrícolas na Cultura do Milho, demonstrando aos demais, o trabalho que tem sido desenvolvido pela CUA, na execução de campos experimentais com novas soluções para o sucesso desta cultura forrageira. Para além do que, importa salientar que a CUA realiza outros campos de ensaio localizados em diferentes zonas da ilha de São Miguel, na possibilidade de se obter resultados através de uma avaliação mais inclusiva, no que se refere ao comportamento das diferentes variedades em estudo.

As variedades instaladas no campo experimental de Santana constituíram um grupo de 16 variedades comerciais e experimentais com ciclos médio a longo, cuja avaliação foi realizada através da aplicação de multicritérios relativamente ao seu desempenho, essenciais na seleção de uma variedade forrageira com melhor destaque. Pelo que, esta avaliação é aplicada através de critérios, tais como: a análise da sanidade da cultura, o tamanho da planta, a qualidade do grão, o rendimento, e a recolha de amostras do material ensilado/variedade para subsequente análise nutricional.

As variedades comerciais revelaram, mais uma vez, todo o seu potencial, sendo:

O DKC 6308, FAO 500 longo, uma variedade ideal para aquele produtor que pretende conseguir produções semelhantes a ciclos 600 que não pode semear tão cedo ou que não pode colher tão tarde. Esta variedade recomenda-se semear com densidades médias, originando maçarocas cilíndricas com um grande número de filas. Possui um caule muito resiste à queda e à broca;

O DKC 6181, FAO 500 longo, uma variedade de elevados rendimentos em matéria verde e matéria seca. Esta variedade possui a capacidade de produzir plantas média a altas, de folhas largas e com grandes maçarocas, com elevado número de grãos e filas;

O DKC 5911, FAO 500 médio, é uma variedade de plantas médias, folhas largas e maçarocas largas e pesadas.