Correctivos na melhoria dos solos | Informações Técnicas


Para se poder avaliar a necessidade de intervenção ou não de correctivos nos solos que vão ser semeados, o ideal será fazer uma análise do solo. Esta foi uma das principais sugestões do técnico da Lusical, S.A. Pedro Castro, durante uma intervenção sobre correcção do pH do solo.

O técnico explicou em primeiro lugar, o porquê de uma calagem nos solos que vão ser posteriormente semeados.

Primeiro, porque o calcário ajuda a elevar o pH do solo o que torna  mais eficaz e regular a sementeira.

A aplicação de correctivos, que podem ser cálcicos ou magnesianos, tem efeitos directos nas plantas.

Os correctivos, explicou Pedro Castro, determinam algumas mudanças nos solos. Nomeadamente, a elevação de concentrações de cálcio e de magnésio, além da elevação do pH e da redução da saturação de alumínio. Há também a possibilidade de aumentar o fósforo presente no solo a semear.

Os efeitos dos correctivos estão, assim, directamente ligados à qualidade dos grãos e ao aumento da produção, mas também da matéria seca na produção de silagem.

Os efeitos da acidez dos solos são visíveis quando as plantas começam a nascer. As várias fotografias mostradas, deram conta que um solo ácido, traz estrutura deficiente às sementeiras.

Em concreto, a falta de azoto, de fósforo, potássio e de zinco. Todos estes nutrientes podem ser recuperados com a utilização de correctivos.

Pedro Castro referiu que o milho requer um solo com pH entre os 5,6 e os 7.