Escola de Juizes - Raça Holstein Frisia | Informações Técnicas


Decorreu entre 4 e 6 de Junho de 2008 e pela quarta vez consecutiva a 11ª Escola de Juízes para Julgamento da Raça Holstein Frísia na ilha de São Miguel. Este evento com organização da Associação Agrícola de São Miguel e com o apoio da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Holstein Frísia contou com a presença do Juiz Internacional Gabriel Blanco. O técnico espanhol é um juiz de reconhecimento internacional, onde já julgou os mais prestigiados concursos internacionais (Holanda, Argentina, Canadá, etc). A sua sabedoria, experiência, disponibilidade e simpatia, foram fundamentais para o enriquecimento dos conhecimentos dos formandos açorianos presentes nesta escola. Gabriel Blanco é para além de juiz, o chefe do Departamento de Morfologia de CONAFE (Confederação das Associações da Raça Holstein Frísia Espanhola), Membro do Comité Europeu de Juízes, Membro do Comité Mundial para a Harmonização dos Classificadores, Promotor do Concurso Europeu de Jovens Manejadores de Animais. Em 1998, Gabriel Blanco foi o juiz que julgou a Feira Açores, em São Miguel.

A 11ª Escola de Juízes contou com a presença de 31 participantes, sendo dois formandos da ilha do Pico. Nesta Escola realizou-se um total de 18 secções para o julgamento dos animais (6 secções de vitelas, 4 secções de novilhas, 3 secções de vacas jovens, 3 secções de vacas intermédias e 2 secções de vacas adultas), envolvendo dessa forma mais de 100 animais, com toda a sua logística necessária como a tosquia, lavagem, alimentação e o transporte dos animais para os diferentes locais onde decorreram o julgamento das secções. É tudo um grande esforço suplementar dos colaboradores da Associação Agrícola e dos produtores que cederam os animais, com o objectivo de proporcionar um evento de reconhecimento internacional aos nossos sócios e seus familiares, e aos restantes participantes.

No 1º dia da Escola (dia 4), pela manhã, procedeu-se à entrega da documentação relativa ao curso, seguindo-se uma palestra com temas referentes à vaca leiteira, moderada pelo Juiz responsável, no Parque de Leilões da Associação Agrícola de São Miguel. Destacam-se diferentes abordagens à morfologia da vaca leiteira, perfil de um juiz e uma simulação teórica de um julgamento de bovinos. Da parte da tarde iniciou-se o julgamento prático de seis secções de animais que decorreram na exploração de Maria Ascenção Melo Fonseca.

No 2º dia (dia 5), pela manhã, visitou-se a exploração da Sociedade Agro-pecuária Irmãos Italiano, onde se deu o julgamento de três secções de animais. No período da tarde, visitou-se a exploração de Massinhas Exploração Agro-Pecuária, Lda., julgando-se mais quatro secções de bovinos.

No 3º dia e último dia das sessões práticas (dia 6), decorreram junto às instalações da Casa da Batata, no Peca, o julgamento das últimas cinco secções. No final houve um almoço de confraternização com todos os participantes, com a presença do presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita que destacou o empenho e aprendizagem dos agricultores durante a escola, que resultou das explanações proferidas pelo Juiz Gabriel Blanco que conseguiu motivar de forma exemplar os participantes, criando uma linha orientadora na forma de julgar e avaliar a morfologia do animal, como ferramenta essencial para o êxito das suas explorações leiteiras.

A Associação Agrícola de São Miguel agradece a todos os proprietários que cederam gentilmente os seus animais a participarem na 11ª Escola de Juízes, bem como aos proprietários das explorações que receberam este evento.